A síndrome de Lambert-Eaton, também conhecida como Síndrome miastênica de Lambert-Eaton ou simplesmente Síndrome miastênica, é uma doença com sintomas muito semelhantes aos de miastenia grave (doença neuromuscular caracterizada por fraqueza e fadiga dos músculos esqueléticos), em que há uma fraqueza muscular relacionada ao bloqueio da comunicação entre os nervos e músculos.
A síndrome de Lambert-Eaton ocorre em um percentual maior em homens do que em mulheres, embora não seja uma doença muito comum.
Na miastenia grave, o neurotransmissor acetilcolina (uma substância química que transmite impulsos entre os nervos e músculos) é bloqueado por anticorpos ao seu receptor.
Em síndrome miastênica de Lambert-Eaton , a distorção de sinal é causada por uma liberação insuficiente de neurotransmissores para células nervosas.
Fraqueza/paralisia que varia de gravidade: dificuldade para subir escadas, levantar objetos, dificuldade para falar, dificuldade de deglutição, engasgos, visão turva, dificuldade em manter o olhar.
Outros sintomas associados a esta doença: pressão arterial anormal, tonturas ao levantar, boca seca, constipação, dificuldade miccional, impotência.
A desordem pode estar associada com carcinoma de pequenas células do pulmão e outras doenças malignas como uma síndrome paraneoplásica ou com doenças auto-imunes.
Para confirmar o diagnóstico é feito eletromiografia. Na maioria dos casos síndrome miastênica de Lambert-Eaton, pode ser confirmada pela detecção de anticorpos VGCC no sangue.
O principal objetivo é identificar e tratar quaisquer tumores ou outras doenças subjacentes.
A síndrome é aliviada pela quimioterapia. Se o tratamento não é satisfatório, pode ser benéfico dar aminopiridina (10-25 mg por via oral, 4 vezes ao dia).
Plasmaférese, onde o plasma sanguíneo é removido e substituído com o líquido, pode melhorar os sintomas.
Prednisona ou outros medicamentos que suprimem a resposta imune podem também melhorar os sintomas em alguns casos. Medicações também podem incluir anticolinesterases como piridostigmina ou neostigmina.
Os antagonistas do cálcio são as medicações que são contra-indicados nesta síndrome.
Falta de ar.
Dificuldade de deglutição.
O prognóstico depende se a síndrome miastênica de Lambert-Eaton ocorre com ou sem câncer. Embora o câncer seja uma ameaça mortal, pode ser tratado com radioterapia, cirurgia ou quimioterapia.
Quando esses tratamentos são bem sucedidos e o câncer entra em remissão, a síndrome miastênica de Lambert-Eaton geralmente também entra em remissão parcial ou completa.
Os sintomas da síndrome de Lambert-Eaton podem melhorar com o tratamento do tumor e/ou suprimindo o sistema imunológico, mas nem todas as pessoas respondem bem ao tratamento.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.