Doenças

Remédios Caseiros Para Isquemia Do Miocárdio

À isquemia do miocárdio é um transtorno intermediário na doença das artérias coronárias durante o qual o tecido cardíaco apresenta de forma brusca ou progressiva uma falta de oxigênio e de outros nutrientes.

Às vezes, o tecido cardíaco afetado pode morrer. Quando o fluxo de sangue fica totalmente obstruído a isquemia pode produzir um ataque cardíaco.
Pode ser silenciosa ou sintomática; a sintomática se caracteriza por dor no peito e angina de peito. Esta se produz mais frequentemente em mulheres do que em homens e quando as pessoas envelhecem.

25% das mulheres acima de 85 anos e 27% dos homens entre 80 e 84 anos de idade têm angina de peito. As pessoas com angina de peito apresentam risco de sofrer um ataque cardíaco.

A angina de peito estável durante o exercício pode melhorar rapidamente com o repouso ou tomando nitroglicerina, e dura entre 3 e 20 minutos; a angina de peito instável, que aumenta o risco de ataque cardíaco, ocorre com maior frequência, dura mais tempo, é mais grave e pode produzir desconforto durante o repouso ou o exercício leve.

A isquemia também pode ocorrer nas artérias do cérebro, cuja obstrução pode conduzir a um acidente vascular cerebral (entre 80% e 85%). A maioria das obstruções das artérias cerebrais se deve a um coágulo de sangue, geralmente em uma artéria que já apresenta um estreitamento por uma placa aterosclerótica. Por vezes, um coágulo procedente do coração ou da aorta viaja até uma artéria cerebral.

Um ataque isquêmico transitório (AIT) é um acidente vascular cerebral mínimo causado por uma deficiência temporária do fornecimento de sangue ao cérebro, ou por um coágulo sanguíneo que obstrui brevemente uma artéria cerebral; se apresenta bruscamente, dura alguns minutos ou algumas horas, e é um sinal de alarme iminente. A isquemia também pode afetar os intestinos, pernas, pés e rins.

A isquemia é quase sempre causada pela obstrução de uma artéria, geralmente devido a uma placa aterosclerótica. A isquemia miocárdica também pode ser causada pela formação de coágulos sanguíneos (que tendem a se formar sobre a placa), espasmos ou contrações arteriais, ou qualquer combinação destes fatores. A isquemia silenciosa costuma ser o resultado de um estresse emocional ou mental ou do exercício, mas não apresenta sintomas. A angina de peito costuma ser derivada de um aumento das demandas de oxigênio quando o coração trabalha mais intensamente do que o habitual, por exemplo, durante o exercício ou o estresse mental ou físico.

Leia também: "Vitamina B12 Sem Ela, O Coração Não Funciona".

Os fatores de risco de isquemia do miocárdio são os mesmos que os da doença coronária, ataque isquêmico transitório e acidente vascular cerebral:

Mais sobre este assunto

Doenças do Coração Isquemia Silenciosa: Sintomas, Fatores De Risco E Tratamento há 5 anos em 30/05/2019

Programa Amigo Do Coração 4 (Arteriosclerose - Fatores De Risco)

Your browser doesn't support HTML5 video.

Braços, Peito E Ombros Definidos: Treine Com Bola Suíça E Halteres

Your browser doesn't support HTML5 video.

Angina Do Peito – Angina Pectoris - Dr. Antonio Ghattas

Your browser doesn't support HTML5 video.

Os Melhores Alimentos Para A Saúde Do Seu Coração

Your browser doesn't support HTML5 video.

Alimentos Que Fazem Bem Ao Coração (24/03/2014)

Your browser doesn't support HTML5 video.

Jornal Nacional - Chocolate Amargo Faz Bem Ao Coração

Your browser doesn't support HTML5 video.