Aquelas pessoas que são mais susceptíveis aos efeitos do sal para aumentar a pressão arterial poderiam ter deficiências de minerais, como potássio, magnésio e, talvez, cálcio.
O potássio, o magnésio e o cálcio tem um efeito direto sobre o volume de sangue ou influencia na capacidade dos vasos sanguíneos para relaxar.
Aumentar o volume de sangue é como abrir uma torneira e isto aumenta a pressão arterial. Se os vasos sanguíneos se contraem, a pressão também aumenta. Quando os vasos se relaxam, a pressão arterial tende a cair.
Separadamente, cada um destes minerais tem alguns efeitos, mas os três interagem e podem ter um melhor efeito quando combinados.
O Poder do Potássio. O potássio afeta o volume de sangue porque ajuda a excretar o sódio. Quando você excreta sódio, também expulsa água, o que reduz o volume de sangue e, por sua vez, reduz a pressão arterial.
Quanto potássio se deve tomar? A dose diária recomendada é de 3.500 miligramas, uma quantidade que pode ser obtida a partir de oito ou nove porções de frutas e verduras. Essa quantidade ajudará a reduzir a pressão arterial. No entanto, uma maior quantidade de potássio a reduzirá ainda mais. Seria conveniente o dobro dessa quantidade como objetivo, ou seja, 7.000 miligramas ou mais por dia.
A maneira mais segura de obter potássio é dos alimentos. Na forma de suplemento, é necessária uma receita para doses de mais de 99 miligramas por comprimido. No entanto, se você está tomando um diurético que drena o potássio do seu corpo (diurético não-poupador de potássio) para tratar a pressão arterial alta, é possível que precise de um suplemento de potássio. Neste caso, seu médico monitorará seus níveis de potássio no sangue.
Melhora Com Magnésio. O magnésio ajuda a relaxar os músculos lisos dos vasos sanguíneos, o que lhes permite dilatar. Os suplementos de magnésio têm resultado eficazes em pessoas que têm a pressão arterial alta devido a danos nos rins, hipertensão induzida pela gravidez e o tipo de pressão arterial alta que provocam os diuréticos.
Se você está tomando diuréticos para tratar a hipertensão arterial como tiazidas que drenam o potássio do seu corpo, estes começarão a esgotar o magnésio e o potássio, que são os minerais que você precisa para poder regular sua pressão.
Se o seu médico te receitou um diurético para controlar a pressão arterial, é possível que este deixe de funcionar depois de mais ou menos seis meses, já que o magnésio será extraído do seu sistema. Em ocasiões, os suplementos de magnésio fazem com que o diurético seja mais eficaz novamente.
Para a maioria das pessoas resulta seguro usar até 350 miligramas por dia de um suplemento de magnésio. As formas preferíveis são o orotato de magnésio e o glicinato de magnésio.
Leia também: "Dieta, Nutrição e Hábitos Para Controlar a Hipertensão".
O Cálcio e a Pressão Arterial. Às vezes, o cálcio ajuda a reduzir a pressão arterial alta, embora seja menos eficaz que o potássio ou o magnésio. Parece funcionar melhor nas mulheres que desenvolvem uma pressão arterial alta durante a gravidez e em crianças com deficiência de cálcio.
Em um estudo, as mulheres grávidas que tomaram 2.000 miligramas de cálcio por dia reduziram sua incidência de pressão arterial alta em 54%.
A dose diária recomendada para o cálcio é de 1.000 miligramas, uma quantidade que muitos de nós não consumimos em nossa dieta diária. No entanto, mesmo se não está consumindo a dose diária recomendada e já tem a pressão arterial alta, você deverá verificar com seu médico antes de tomar um suplemento de cálcio.
Geralmente, não é recomendável para a pressão arterial alta, a menos que você seja uma mulher mais velha que tem osteoporose, já que uma quantidade excessiva de cálcio pode interferir com a capacidade do magnésio como relaxante muscular.
As ervas podem proporcionar ajuda adicional para controlar a pressão arterial. Existem muitas ervas diferentes que são utilizadas com este objetivo, e a maioria requer supervisão médica.
Entre as ervas mais seguras e mais populares se encontra o dente de leão, que atua como um diurético natural que não drena o potássio do seu corpo. Se uma pessoa tem líquidos em excesso que devem ser reduzidos, recomenda-se uma tintura de dente de leão por um máximo de alguns meses.
A quantidade necessária depende da sua pressão arterial. No entanto, se você sofre de vesícula biliar, não deverá usar preparações de dente de leão sem a aprovação do seu médico.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.