Você já ouviu falar com frequência sobre a pressão arterial alta e os riscos que envolve para a saúde do coração. No entanto, a pressão arterial também pode ser baixa. Isso se conhece como hipotensão. Aqui, te contamos quais são os sintomas da pressão arterial baixa, suas causas e a quem pode afetar.
Você já mediu sua pressão arterial alguma vez? Se assim for, você saberá que, em cada leitura, é preciso levar em conta dois números: o primeiro e o mais alto é o que indica a pressão sistólica, ou seja, a das artérias do corpo quando o coração bate e as enche de sangue.
O segundo número, que é menor, mede a pressão diastólica ou a pressão das artérias do corpo quando o coração faz uma pausa entre cada palpitação. A pressão arterial normal média é de 120/80, mas acontece que, às vezes, além de aumentar (hipertensão) a pressão também pode diminuir para níveis que não são normais, chamada de hipotensão (pressão baixa).
Embora a pressão arterial varie de uma pessoa para outra, considera-se que, quando é reduzida a 90/60, é preciso prestar atenção.
Por quê? Embora, em muitos casos, a pressão arterial baixa seja devido ao fato de que você está desidratado por passar muito tempo sob o sol ou em uma banheira quente e pode não ser um assunto muito grave, em outros casos, você pode ter sintomas que não passam despercebidos e precisam de uma ação.
Além disso, a pressão arterial baixa pode ser um sinal de outras condições graves, como doenças cardíacas, problemas endocrinológicos ou distúrbios neurológicos, especialmente em adultos mais velhos.
Os sintomas mais comuns de diminuição da pressão arterial são:
Quando a queda da pressão arterial é grave, pode fazer com que o oxigênio e os nutrientes que leva o sangue não cheguem aos órgãos vitais, o que pode provocar sérios danos ao seu coração e ao seu cérebro.
Além disso, se a sua pressão arterial cai e você desmaia, pode se machucar como resultado da queda.
Quais são algumas das causas da pressão arterial baixa? Em primeiro lugar, devemos esclarecer que a pressão arterial baixa pode ser algo constante em algumas pessoas, enquanto que em outros, pode acontecer de maneira repentina. Se for o primeiro caso, as causas, embora nem sempre sejam claras, podem estar relacionadas com:
Os problemas da tireoide, insuficiência adrenal (doença de Addison), um nível muito baixo de açúcar no sangue (hipoglicemia) e, por vezes, o diabetes podem causar hipotensão.
A falta de vitamina B12 e/ou ácido fólico pode causar anemia, e isto também pode reduzir a pressão arterial.
Se você está desidratado, o seu corpo perde mais água do que recebe. Tomar diuréticos em excesso ou fazer exercícios de alta intensidade também podem te desidratar.
Se a infecção entra na corrente sanguínea, pode produzir um choque séptico, este é um
problema grave que pode pôr em perigo a vida.
Pode ser que você nunca tenha experimentado uma queda na pressão arterial, mas isso não significa que você está seguro.
A hipotensão pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja verdade que existem fatores de risco.
A idade, por exemplo, é um deles. Em adultos com mais de 65 anos, pode acontecer depois de comer. Em outros casos, afeta crianças e adultos jovens, devido a uma falha na comunicação entre o cérebro e o coração.
Outro fator de risco são certos medicamentos, como aqueles para a pressão arterial elevada.
Além disso, ter doenças como Parkinson, diabetes e doença cardíaca te predispõe a sofrer de pressão arterial baixa.
O tratamento para pressão arterial baixa depende das causas. O seu médico pode recomendar o seguinte:
Beba muita água e pouco álcool para evitar a desidratação.
Tenha uma dieta saudável. Se ele pedir que você aumente a ingestão de sódio, faça isso com cautela. Coma pequenas porções de carboidratos ao longo do dia.
Essas medidas podem não ser apropriadas para todos. Pergunte ao seu médico sobre o que é conveniente para você.
Se você não apresenta sintomas, a pressão arterial baixa não é um problema. Você apenas deve chamar o médico se apresentar algum sintoma, para ser tratada corretamente.
Não esqueça que uma pressão muito baixa em suas artérias, assim como uma pressão muito alta, também representa uma ameaça à sua saúde.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.