A retenção de líquidos pode causar estragos em nosso sistema, além de nos fazem sentir inchados e desconfortáveis. Por alguma razão fisiológica, o corpo retém mais líquido do que o necessário nos tecidos e provoca congestionamento, peso e acúmulo de resíduos.
Neste artigo vamos te contar sobre como nos manter equilibrados sobre esta questão, com a ajuda de plantas medicinais, verduras e frutas específicas que têm propriedades diuréticas.
A maior parte desta deliciosa fruta é formada por água, por isso é muito benéfica para combater a retenção de líquidos, além de promover uma adequada hidratação.
O mesmo poderia ser dito do melão, que tem as mesmas propriedades.
Embora as necessidades variem em função de cada pessoa, em média, recomenda-se tomar cerca de oito copos de água por dia.
Não apenas te ajudará a se manter hidratado, mas também eliminará toxinas e ajudará a eliminar líquidos.
Além de ser um dos alimentos naturais mais saudáveis, comer tomates de forma regular melhora o funcionamento dos rins, o que vai permitir eliminar mais rapidamente as toxinas e fluídos em excesso do nosso corpo.
É um grande diurético natural que estimula a micção, além de limpar o trato urinário e corrigir os desequilíbrios da urina.
É de grande ajuda para eliminar as toxinas e purificar o organismo de bactérias nocivas. Também são indicados para pessoas diabéticas, já que permitem reduzir a quantidade de sal que retém o corpo.
Os romanos eram conhecedores das excelentes propriedades diuréticas das alcachofras. Além de contar com numerosos benefícios para a saúde do organismo, ajuda no bom funcionamento dos rins.
Entre as suas inúmeras propriedades saudáveis, a aveia é também muito útil na redução dos edemas causados pela acumulação de líquido, graças a um dos seus compostos, a sílica.
Um dos melhores diuréticos naturais. Para tirar o máximo proveito dos seus efeitos rale uma raiz de gengibre e consuma diretamente.
Um excelente alimento que ajuda a eliminar líquidos, a berinjela pode ser consumida de inúmeras maneiras diferentes, é muito benéfica.
É um dos vegetais com maior teor de água, e um dos melhores diuréticos naturais. Dele tudo é consumido, desde o caule até as folhas em saladas, sopas e uma infinidade de preparações.
O vinagre de maçã pode ter um grande efeito diurético, tanto quando usado para cozinhar como adicionando gotas na água.
Para um efeito rápido, simplesmente misture um par de colheres de chá em um copo grande de água e adicione um pouco de suco de limão.
É um alimento rico em antioxidantes e tem efeitos diuréticos naturais. Permite ser utilizada em uma variedade de preparações, e quando é consumida crua pode ajudar a melhorar a respiração.
Consuma alimentos diuréticos que ajudam o corpo a liberar mais urina, já que urinar com frequência, ajuda o organismo a liberar o excesso de água e as toxinas, enquanto reduz a pressão arterial.
Entre eles se destacam as frutas como mirtilos, melancia, uva, abacaxi, limão e bagas de zimbro e verduras e legumes como abóbora, tomates, alcachofras, aspargos, cebola, alho-poró, pepinos, folhas verdes, beterraba, repolho, couve de Bruxelas, berinjela, aipo, agrião, cenoura e alface.
Controle a quantidade de potássio no corpo, já que a deficiência de potássio pode conduzir à retenção de água; além de causar edema e aumento de peso.
Consuma frutas como banana, amoras, morangos, framboesas, damascos, melões, maçãs, pêssegos, laranjas, abacates, melões e uvas passas, verduras, como agrião, espinafre, pimentão; além de cogumelos e sementes de girassol.
Evite tanto quanto possível a cafeína e o álcool, já que apenas te desidratarão e piorarão a sua situação de retenção de líquidos.
Reduza o sal da sua dieta, já que os alimentos ricos em sódio podem fazer você se sentir inchado e sofrer retenção de líquidos e, neste processo administre mais água em sua corrente sanguínea, o que aumenta o peso da água no corpo, mas também leva a outras complicações.
Evite alimentos enlatados, já que utilizam mais sal para tornar os alimentos saborosos, e também os alimentos processados como batatas fritas, frutos secos salgados e especialmente fast foods.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.