A azitromicina é um antibiótico usado para tratar diferentes tipos de infecções causadas por uma variedade de bactérias. A vantagem é que ela pode ser administrada uma vez ao dia.
Esse medicamento não é recomendado para casos de resfriado comum, gripe ou infecções virais, uma vez que ele é ativo contra infecções causadas por bactérias.
Azitromicina é utilizada no tratamento da pneumonia adquirida, que é o tipo mais comum de pneumonia.
A azitromicina é usada para tratar otite média, que é uma infecção do ouvido médio com sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, zumbido nos ouvidos e perda de equilíbrio.
Azitromicina é usada para tratar uma dor de garganta ou faringite (uma inflamação da garganta causada por bactérias ou fumo).
A azitromicina é usada para tratar infecções da pele e dos tecidos moles caracterizadas por febre com calafrios, vermelhidão ao redor dos folículos pilosos, erupção cutânea amarelada e dores musculares.
A forma tópica desse medicamento é usado para tratar a acne vulgar, uma condição de pele a longo prazo na qual os folículos pilosos são bloqueados por células mortas e óleo, resultando em cravos, espinhas, cicatrizes na pele.
Os colírios e pomadas oculares de azitromicina são usados para tratar a conjuntivite bacteriana causada por H. influenzae, S. aureus e S. pneumoniae.
Tome azitromicina de acordo com as instruções do seu médico. Seu médico lhe dirá quanto e quanto tomar de azitromicina.
A dosagem recomendada de azitromicina depende da condição médica a ser tratada.
Geralmente a dose recomendada de azitromicina em adultos para tratamento de infecções pulmonares e cutâneas é de 500 mg(dois comprimidos de 250 mg) no primeiro dia, seguidos de 1 comprimido de 250 mg tomados no mesmo horário todos os dias, durante 4 dias.
A azitromicina também pode ser administrada por injeção para tratar pneumonia grave ou doença inflamatória pélvica. Geralmente é administrada por um profissional de saúde.
Mas a dose da medicação tem que ser recomendada por um médico, pois muitos fatores podem alterar a dosagem recomendada, como peso corporal, outras condições médicas e outros medicamentos.
A medicação pode ser tomada com ou sem comida. Tomar esse medicamento com alimentos pode ajudar a evitar dores de estômago.
Muitas pessoas sofrem menos efeitos colaterais ao tomarem azitromicina em comparação com outros antibióticos da classe dos macrolídeos, como a eritromicina.
No entanto, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, principalmente se o seu médico prescreveu uma dose alta de azitromicina:
Vá ao médico imediatamente se você tiver um dos seguintes efeitos colaterais:
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.