Acredite ou não, não existe um único tipo de alergia. Isto mostra que quem se sente alérgico ao pólen, por exemplo, tem um dos vários tipos de doenças alérgicas que uma pessoa pode sofrer. A partir do nosso site de saúde vamos lhe dizer as formas em que se baseiam as alergias.
Temos que partir do princípio de que as doenças alérgicas somente afetam os órgãos do corpo expostos a agentes externos, ou seja, em contato com o meio ambiente, como a pele ou o trato respiratório. É claro que a alergia pode se espalhar por todo o organismo através da corrente sanguínea.
Neste sentido, podemos distinguir os vários tipos de doenças alérgicas:
- Angioedema: é um forte inchaço da pele, geralmente afeta a face, as palmas das mãos e as solas dos pés.
- A asma brônquica: esta doença dos brônquios é causada pela inflamação das vias aéreas, obstruindo os brônquios, causando dificuldade respiratória.
- O choque anafilático: produzido por anafilaxia, que é a "sensibilidade exagerada do organismo devido à ação de certas substâncias orgânicas."
- Dermatite atópica: é a inflamação da pele, produzindo uma coceira intensa, especialmente no rosto e na cabeça.
- A febre do feno: é a inflamação da mucosa nasal. É a clássica alergia primaveral causada pelo pólen. Você sabe, coceira nos olhos, congestão nasal, espirros, irritabilidade, etc.
- Urticária: também é a inflamação da pele, mas é caracterizada por manchas rosadas, que geralmente são ardentes.
- A rinite alérgica: refere-se também a inflamação da mucosa das fossas nasais, a qual produz uma forte congestão nasal, espirros e uma forte coceira na mucosa.
Estas são as doenças alérgicas mais importantes que lhe mostramos de maneira breve e resumida.