O choque anafilático é uma reação alérgica que se desenvolve de forma rápida e grave, e afeta vários sistemas do corpo ao mesmo tempo. As reações anafiláticas graves podem levar à morte. Muitas vezes, é causada por substâncias que são injetadas ou ingeridas e que chegam desta forma a corrente sanguínea, levando a uma reação explosiva que afeta a pele, nariz, garganta, pulmões e o trato gastrointestinal. Hoje falamos sobre os sintomas e tratamentos do choque anafilático.
Em muitos casos, o choque anafilático pode ocorrer em questão de segundos e causar a morte se não for tratado, mas muitas reações são mais leves e resolvidas com o tratamento médico adequado.
Fatores Que Desencadeiam um Choque Anafilático
Os fatores desencadeantes de um choque anafilático são os seguintes:
- Geralmente, a comida é a causa mais comum de um choque anafilático, com alimentos desencadeantes, como nozes, mariscos, peixes, produtos lácteos, clara de ovos e sementes de gergelim.
- Vespa ou picadas de abelha.
- Certos tipos de medicamentos, pólen e outros alérgenos, embora raramente provoquem um choque anafilático.
- Exercício, se a atividade ocorre após a ingestão de alimentos que causam alergias alimentares.
Leia também: "Dicas Para Lidar com a Alergia ao Marisco".
Sintomas do Choque Anafilático
Os sintomas do choque anafilático podem ocorrer em questão de segundos ou podem não aparecer até 15 a 30 minutos depois ou inclusive uma hora ou mais após a exposição.
- Os primeiros sintomas do choque anafilático normalmente estão relacionados com a pele, como vermelhidão e calor na pele, coceira nas axilas ou urticária.
- Estes sintomas são frequentemente acompanhados de ansiedade, sensação de morte iminente, pulso irregular, e, posteriormente, inchaço da língua e garganta, que é acompanhada por rouquidão, dificuldade de engolir e respirar.
- Podem ocorrer sintomas de rinite ou asma, causando coriza, espirros e chiado no peito, que podem agravar problemas respiratórios, assim como vômitos, diarreia e dores de estômago. Cerca de 25% das vezes é possível que ocorra uma queda na pressão sanguínea, tonturas e perda de consciência.
Tratamento Eficaz Para o Choque Anafilático
Existe apenas um tratamento eficaz para o choque anafilático: a ação rápida e a adrenalina ou a epinefrina injetável, que reverte rapidamente os sintomas anafiláticos. É administrado geralmente por meio de um dispositivo de injeção automática, sendo a coxa, o local mais comum e eficaz.
Além da adrenalina, o tratamento do choque anafilático inclui líquidos e medicamentos que apóiam as ações do coração e do sistema circulatório por via intravenosa. Depois de a pessoa ter deixado o estado de choque e se estabilizar, será necessário geralmente os anti-histamínicos e corticosteróides, que podem ser administrados para reduzir ainda mais os sintomas.
A prevenção do choque anafilático é a forma ideal de tratamento, mas não é fácil, porque as picadas de insetos são situações que não podem ser previstas e os alérgenos alimentares se ocultam em uma variedade de preparações. Por isso, é vital a identificação do desencadeante com o alergista para poder evitá-lo.