Entre os remédios caseiros para prevenir a alergia ao sol, nós temos alguns com aplicação de creme de aloe vera, ou um pepino triturado.
De qualquer forma não são os únicos e, de fato podemos enumerá-los mais para que você possa encontrar um tratamento que permita aliviar a dor e desconforto que provoca essa alergia.
Características da Alergia ao Sol:
A alergia sol ainda continua chamando a atenção por sua baixa frequência entre a população, ainda assim não é menos importante do que o restante das alergias, pois pode causar desconforto durante todo o ano e afetar a saúde da pele.
Os médicos dizem que a alergia ao sol poderia estar relacionada com uma excessiva exposição ao sol, o que faz com que no final nossa pele seja muito sensível aos seus efeitos.
A alergia ao sol pode se manifestar de diferentes maneiras: queimaduras na pele, erupções cutâneas, inchaço... Tudo depende do grau de nível da alergia. Estes efeitos costumam se manifestar em áreas que se expõem à radiação, as mais frequentes costumam ser o rosto, o pescoço ou o braço.
A alergia solar costuma surgir quando somos muito jovens e pode chegar a ser sofrida ao longo da vida, tanto no inverno como no verão, porque o sol nasce todos os dias por mais nublado que se encontre o céu.
Aqueles que têm que tomar alguma medicação, é importante que leiam o prospecto, pois existem alguns medicamentos que aumentam a sensibilidade ao sol, especialmente anti-inflamatórios, diuréticos e antibióticos. Mas não é só isso, a alergia ao sol pode afetar outras doenças como o lúpus ou a rosácea.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol:
A seguir comentaremos uma série de truques e remédios para poder manter controlada a reação alérgica, quando você está exposto à luz solar direta.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Remédios Naturais: Se você notar que depois de tomar sol ou se expor aos seus raios te aparecem eczemas ou vermelhidão muito intensa você pode aliviar sua situação com a aplicação de cremes com cortisona suaves, se preferir usar remédios naturais recomendamos a utilização de óleos vegetais de calêndula que acalma a pele, você também pode aplicar compressas frias para aliviar a sensação de coceira e hidratar. Em casos graves, talvez o médico possa recomendar que você tome corticosteroides orais.
O melhor remédio para poder tratar a alergia ao sol é evitar a exposição a este em horários em que o sol se mostrado com sua máxima radiação, a partir da uma da tarde até às cinco.
Se você usar a medicina natural, encontrará que a combinação de óleos vegetais, como o de cenoura, abacate e noz de damasco (as quantidades dependerão do que indicar o seu terapeuta, em função da sua pele) que fornece proteção extra, vitaminas necessárias e também poderá se bronzear sem chegar a se queimar.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Protetores:Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Fototerapia: Você também pode encontrar um tratamento realizado por alguns dermatologistas, conhecido como fototerapia com ultravioleta B de banda estreita.
Normalmente se utiliza como remédio para casos graves de alergia ao sol. Realiza-se em sessões de um minuto, 3 vezes por semana, 6 semanas antes da exposição ao sol pode reduzir em até 80% o quadro alérgico. Este tipo de fototerapia não tem nenhum efeito secundário nem envelhece a pele.
Leia também: "Dicas Para Lidar com a Alergia ao Marisco".
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Evitar a Exposição Direta: Nós já sabemos algumas formas de prevenir sol, mas não significa que podemos caminhar sob o sol, como quem vai para casa. Se o que você quer fazer é prevenir, sempre tente evitar a exposição direta quando está mais forte que é entre onze horas da manhã - cinco horas da tarde. Especialmente no verão, onde o sol é muito mais forte. Não apenas evitará passar calor, mas evitará que o sol queime, literalmente, sua pele.
Você pode desfrutar do sol, é claro, mas pelo início da manhã ou depois de que suas emissões sejam tão fortes Você pode ficar moreno, se quiser, mas lembre-se de respeitar o horário, para apenas ganhar em tonalidade de pele, não em vermelhidão pela reação alérgica.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Consumir Ômega 3: Graças ao consumo de suplementos como Ômega 3, conseguimos reforçar a força da nossa pele. Não elimina a alergia, mas sim minimiza bastante os sintomas de quando a alergia começa a reagir.
Para poder aumentar o consumo de Ômega 3, podemos aumentar a ingestão de peixe azul, a menos que você tenha alergia a estes, que costuma ir acompanhada da alergia ao marisco. Neste caso, escolheremos as cápsulas de gel que costumam prescrever o médico ou que você pode conseguir por sua conta em uma farmácia de confiança.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Evite o Uso de Perfumes e Cosméticos: Muitas pessoas vão perceber que não podem se maquiar com a frequência que querem, porque cada vez que se maquia, a pele se danifica e provoca coceira. Pensam que é a qualidade do produto, mas também pode haver outra razão e é a reação alérgica ao sol.
Quando você tem a pele tão sensível, no momento em que você coloca produtos químicos sobre a pele, começa a reagir e se você se expõe ao sol, fica pior.
Então, o melhor que você pode fazer é se maquiar à noite, para que não te afete o sol ou usar produtos de maquiagem que sejam totalmente naturais, no caso, é claro, de você precisar ir maquiada. Se você realmente não precisa, opte por ir sem maquiagem para que a pele respire e se recupere.
Remédios Para Prevenir a Alergia ao Sol: Antimaláricos: Você deve consultar o seu médico sobre a sua alergia ao sol, para que te dê soluções e, entre elas, dar sua aprovação ao tratamento com antimaláricos. Desta maneira, a reação alérgica ficará muito mais nítida, já que não afetará tão fortemente. Você poderá se expor ao sol um pouco mais e desfrutar mais do verão.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.