Muitos homens começam depois dos 50 anos a manifestar uma série de sintomas que incluem dores musculares e ósseas, baixo desejo sexual, depressão, etc.
Tudo isso pode estar relacionado a um tema que os homens têm dificuldade de admitir e que é o envelhecimento masculino ou andropausa.
Apesar de não ser considerada esta denominação de tudo correta, parece ter sido aceita pelo âmbito acadêmico para definir uma queda nos níveis hormonais masculinos (testosterona), que pode ser comparada com os transtornos hormonais sofridos pelas mulheres na menopausa.
É importante observar que todos os homens sofrem uma queda nesses níveis; naqueles nos quais são mais baixos, podem aparecer os sintomas da andropausa.O problema afeta cerca de 50% dos homens, acima de 55 anos e 85% daqueles que têm entre 60 e 69 anos.
Os sinais da presença de andropausa são:
- Depressão, nervosismo, insônia.
- Perda de massa muscular e óssea.
- Perda de pelo genital.
- Dificuldades sexuais.
- Perda de cabelo.
- Distúrbios do sono.
- Diminuição da libido.
- Mãos e pés frios.
- Vontade de chorar, irritabilidade.
- Sudorese, constipação, formigamento nas extremidades.
Remédios Caseiros Para Andropausa:
- Ferva 1 colher de sopa de ginko biloba em uma xícara de água durante 5 minutos. Após esse tempo, cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara desta infusão diariamente. Este remédio favorece a circulação sanguínea.
- Ferva durante 5 minutos, 1 colher de sopa da planta cabeça de gato (Tribulus terrestris) em uma xícara de água. Após esse tempo, cubra e deixe esfriar. Beba uma xícara por dia. Esta infusão eleva os níveis de testosterona em até 30%, o que ajuda em casos de impotência ou disfunção erétil.
- Ferva uma colher de chá de raiz de ginseng previamente lavada e cortada em uma xícara de água durante 5 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome 2 xícaras por dia. (Uma de manhã e outra justamente antes de deitar). Este remédio ajuda a combater a disfunção erétil.
- Tome, diariamente, 1 ou 2 xícaras de farinha de aveia, já que é rica em zinco; mineral importante para o correto funcionamento dos órgãos genitais. Se você adicionar urtiga, é ainda melhor porque ativa a circulação da região pélvica.
- Despeje 1 colher de sopa de folhas secas de Damiana em uma xícara de água que está fervendo. Tampe, coe e deixe esfriar. Tome uma xícara por dia. Este remédio é indicado em casos de impotência, porque estimula os órgãos genitais, já que contém beta-sitosterol, precursor do hormônio sexual.
Leia também: "Informações Sobre Andropausa".
Recomendações: Consumir diariamente brócolis, uvas vermelhas e todas as frutas que possuem vitamina C (kiwis, laranjas, tangerinas e, em geral, todos os cítricos...), já que é uma excelente fonte de vitaminas antioxidantes. Consumir soja, o que ajuda não apenas as mulheres, mas também os homens, já que tem uma ação hormonal geral reguladora e também reduz o colesterol ruim ou LDL.
Reduzir ou evitar o consumo de cafeína e álcool, já que tem uma ação oxidante dos radicais livres, os quais são uma das principais causas do envelhecimento celular. Reduzir a ingestão de gordura, especialmente às de origem animal.
Fazer exercício moderado. Praticar 30 minutos diários de exercícios leves (como caminhada). Respeitar as horas de descanso.
Manter a atividade sexual. Compartilhe o "problema" em casal, já que a parceira pode ser uma parte ativa na solução dos mesmos, e com os amigos ou grupos da mesma idade que possam estar sofrendo alguns sintomas semelhantes.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.