O outono e o inverno são as estações que trazem as chuvas, as baixas temperaturas e, consequentemente, os resfriados inevitáveis. Por isso, queremos te contar como tomar própolis para os resfriados.
Nestes meses de frio e umidade é bastante comum que nossas defesas sejam reduzidas. Se não nos cuidarmos o suficiente, é bastante comum que acabemos ficando doentes. O mais comum é sofrer algum resfriado esporádico e pode ter alguma gripe. Inclusive, mesmo que você se cuide e faça uma dieta saudável, se abrigue e faça esporte é possível que ainda assim tenha um resfriado. Se este for o caso, você se interessará em saber como tomar própolis para os resfriados.
Vamos ver o que é o própolis, quais propriedades e benefícios apresenta, para o que é usado e, o mais importante, como tomá-lo durante um resfriado.
O que é Própolis?
Vamos começar pelo início, falando sobre o que é o própolis, o termo em si, de onde vem, etc. Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre este produto.
O própolis é uma substância fabricada pelas abelhas a partir da casca de algumas árvores. Elas misturam isso com cera e sua própria saliva e, assim, criam uma pasta uniforme à qual muitos usos são dados. A casca que costumam utilizar é de árvores como salgueiro, abeto ou pinheiro.
O produto final é uma resina cheia de propriedades que custa muito para conseguir. Cada colmeia não produz mais de 150 a 200 gramas por ano, e grande parte termina sendo misturada com mel.
O termo com o qual se conhece esta substância provém do idioma grego e significa "defensor da cidade", embora na verdade fosse conhecido como a cola das abelhas. Ao longo da história, esta "cola" tem sido usada para muitas funções que não têm nada a ver com os usos atuais. Era uma substância ideal para embalsamar cadáveres, fechar chegas ou feridas na pele, ou inclusive para tratar infecções.
Leia também: "Curar o Resfriado – Dicas Como Prevenir e Tratar Resfriados".
Para o que Serve o Própolis?
Se você quer saber para que serve o própolis, o melhor analisarmos todas as suas propriedades. Estas vão nos indicar o que é o melhor desta substância e quais benefícios tem para os seres humanos.
Suas propriedades são:
- Cicatrizante: é uma substância com altas propriedades cicatrizantes. Por isso era usado na antiguidade para fechar chagas e feridas, já que evitava a entrada de sujeira e fechava rapidamente todos os tipos de lesões.
- Regeneração: ajuda a regenerar os tecidos na pele e na boca, especialmente em casos de queimaduras.
- Anti-inflamatório: o própolis evita as inflamações e também possui propriedades anestésicas que aliviam a dor na área afetada. Por isso, funciona tão bem para os resfriados e gripes.
- Antioxidante: é ideal para retardar o envelhecimento, por isso, muitas vezes, esta substância aparece em alguns produtos cosméticos.
- Protetor: é uma substância perfeita para proteger o fígado e reparar pequenas lesões no mesmo. Não é um produto milagroso, mas ajudará a melhorar este órgão.
- Estabilizador: o própolis é fantástico para estabilizar o corpo e se recuperar de períodos infecciosos com febre.
Além de tudo isso também conta com propriedades para manter em boa forma o sistema imunológico, se defender dos parasitas e normalizar a pressão arterial.
Por todas estas razões, o própolis é fantástico para combater os períodos virais e infecciosos, como resfriados e gripes. E também para se recuperar depois doenças com febre. Por outro lado, muitas vezes é usado em cremes cicatrizantes, e inclusive naqueles que servem para dissimular e diminuir as cicatrizes que não são excessivamente grandes ou profundas.
Como Tomar Própolis para os Resfriados
O própolis é vendido em diferentes formatos, por isso certamente você encontrará aquele que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades. Inclusive existem produtos famosos que incluem esta substância entre seus ingredientes.
Você quer saber como tomar própolis para os resfriados? Vamos te contar quais são os formatos mais comuns que podem ser encontrados na farmácia ou lojas de produtos naturais:
Extrato de própolis: você pode tomar três ou quatro gotas dissolvidas na água após cada refeição, ou entre 5 e 10 gotas diretamente sobre a língua. Esta última opção é apenas para infecções e condições médicas mais graves. Você pode chegar a tomar qualquer uma dessas duas doses diferentes até quatro vezes ao dia, no máximo, embora ao começar os sintomas de uma gripe seria possível tomar um par de gotas a cada hora durante o primeiro dia, até notar a melhora.
Própolis com mel: já são vendidas soluções de própolis e mel que podem ser tomadas no café da manhã ou diluídas com água e limão. Trata-se de mel com mais porcentagem dessa substância, mas se apresenta como qualquer outro tipo de mel. Embora você também possa encontrá-lo em creme para aplicar de maneira externa sobre as feridas. Esclareça que você quer o própolis com mel para ingerir quando for comprar.
Caramelo de própolis: existem muitos caramelos especiais para os resfriados. Costumam ser caramelos para a tosse que levam mel e menta. Costumam ser muito doces e macios e ajudam a relaxar a garganta e sua irritação para evitar a tosse própria do resfriado.
Spray de própolis: trata-se de extrato de própolis em spray que pode ser tomado diretamente sobre a língua ou diluído como adoçante no café ou no leite do café da manhã quando você estiver resfriado.
O própolis é utilizado para os resfriados e gripe porque reduz a vida dessas doenças. Ainda é bom também para outros quadros patológicos, como laringite, bronquite, angina, asma, artrite e outras doenças relacionadas, como a colite. É bom de forma cutânea para dermatite, feridas e cortes.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.