A canela é extraído da casca interna da árvore da canela e, embora se costume utilizar como especiaria na cozinha, tem muitos outros usos.
O óleo essencial de canela tem propriedades antivirais para prevenir doenças como diarreia, E. coli e salmonella (ideal para levá-lo em uma viagem para diferentes países). Também contém poderosas substâncias químicas que ajudam a combater as bactérias e os fungos. Também pode ser consumido para melhorar a saúde, sistema imunológico e funções mentais.
Para consumir o óleo essencial de canela, basta colocar uma ou duas gotas de óleo essencial em uma xícara de água quente e beba a mistura. Quando viajamos para países estrangeiros, será recomendável tomar várias xícaras ao dia para prevenção.
Como se Faz o Óleo Essencial de Canela?
Para fazer o óleo essencial de canela precisaremos de paus de canela (mais vale que sobrem do que faltem), um frasco de vidro com fecho hermético para fazer o óleo, uma garrafa de vidro para guardar o óleo (de cor âmbar ou verde de preferência para não deixar entrar luz) e azeite de oliva.
1. A primeira coisa que faremos será encher a jarra de vidro de paus de canela, deixando o mínimo de espaço possível.
2. Depois de ter colocado os paus de canela no frasco, o que faremos será despejar o azeite de oliva na jarra para cobrir todos os paus de canela.
3. Coloque o frasco em um lugar quente (não frio) e feche corretamente para isolar a mistura do ambiente.
4. Deixe o frasco nesse lugar por aproximadamente três semanas e agite a mistura uma vez por dia para que a canela solte seus óleos.
5. Após estas três semanas os paus de canela terão soltado todo seu óleo. Usando um pano, coador ou algo parecido, coaremos o óleo de canela e depositaremos um frasco de vidro âmbar (se possível).
6. Guarde o óleo essencial em um lugar fresco, seco e utilize quando necessário.
Para mais informações, recomendamos a leitura do artigo "Benefícios do Óleo de Canela".