Existem vários exercícios de spinning que podem ser praticados a partir de casa. Sabemos que ir para uma academia é uma opção cara e nem sempre é bom pela incompatibilidade de horários. Em qualquer caso, existem exercícios que você pode fazer em casa com uma bicicleta estática e própria de spinning. Não se esqueça de utilizar roupa elástica e leve.
Exercícios de spinning em casa:
Para saber quais são os exercícios de spinning mais adequados para fazer em casa, preste atenção aos seguintes pontos:
1. Postura básica sentado no assento. Realiza-se o pedalar com a força dos músculos das pernas e dos quadris. É importante manter as costas retas.
2. Semi sentado. É a mesma postura que o anterior com a diferença de que os glúteos não tocam o assento, estão ligeiramente no ar, e parte da força para manter a posição recai nos braços.
3. De pé reto. Neste exercício, você está em pé com as costas retas e perpendiculares ao chão. Seus braços segurando o guidão, mas sobre eles recai pouca força. É a postura com a qual mais força de resistência pode superar, e também o que mais te cansará.
4. De pé em frente. Enquanto você está de pé, o peso é suportado pelo guidão através dos braços, e a postura inclinada te permitirá fazer muita força.
5. Parado na posição vertical. Realiza-se com os pés nos pedais e o corpo levantado quase vertical. Os braços são flexionados ligeiramente segurando todo o peso do corpo.
No momento de praticar spinning é muito importante que nos fixemos na postura e devemos nos concentrar em olhar se estamos nos colocando bem.
Em relação ao tronco, os ombros devem estar para baixo, com os cotovelos levemente dobrados enquanto estão relaxados, e perto do corpo. Temos de tentar ter um aperto ligeiro de mão, rosto relaxado, cabeça e pescoço com movimentos curtos e rítmicos. O tronco se move assim em bloqueio e ritmicamente. Da mesma forma que a curvatura das costas deve ser neutra.
Posições do tronco para fazer spinning em casa:
Quanto às posições do tronco que podemos adotar se destacam as seguintes:
- Posição de pelotão: Adotamos uma inclinação de tronco de cerca de 30 graus para simular que rodamos no pelotão. Na verdade, é uma posição ideal se estamos iniciando no spinning.
- Posição de perseguição: A inclinação do tronco é de 45 graus para frente simulando corridas ou revezamentos.
- Posição de sprint: Com essa postura, a inclinação do tronco é de 60 graus. Nesta fase, o trabalho é muito duro, por isso é apenas recomendado para as pessoas que já levam anos fazendo ciclismo.
- Posição sentada: Utiliza-se para realizar alongamentos principalmente.
No momento de pedalar, podemos manter um ritmo sincronizado e as duas pernas distribuem o peso em partes iguais; um pedalar guiado no qual uma perna tem ritmo e a carga, enquanto a outra se deixa levar ou dá saltos, que requer que sejam suaves para não ressaltar sobre o assento.
Para mais informações, sugerimos que a leitura do nosso artigo: "Spinning: Ideal para queimar gordura e manter-se em forma”.
O que você acha desses 5 exercícios de spinning para praticar em casa?