Os miomas, conhecidos como fibromas ou pólipos uterinos são tumores benignos do útero, que crescem no tecido muscular do útero, no exterior do mesmo, pendurados na cavidade uterina ou podem se formar no colo do útero. Hoje te contamos, em nosso site de saúde, como tratar os miomas na gravidez.
Sintomas da presença de miomas na gravidez:
Para conhecer os sintomas da presença de miomas na gravidez, preste atenção às seguintes linhas.
Enquanto muitas mulheres nem sequer sabem que têm miomas uterinos, porque a condição muitas vezes não apresenta sintomas, existem outras que experimentam certos efeitos, como: pressão na área abdominal, sangramento excessivo durante a menstruação, menstruações muito longas, cólicas, dor nas costas, relações sexuais dolorosas e necessidade frequente de urinar.
Enquanto que uma paciente com mioma pode engravidar e ter parto natural, vários estudos mostram que o tamanho e a localização do mioma no útero podem enfraquecer a fertilidade e causar complicações durante a gravidez que podem surgir devido ao crescimento dos miomas no útero.
Os miomas uterinos podem levar a algumas complicações durante a gravidez, incluindo:
- Sangramento durante o primeiro trimestre.
- Deslocamento da placenta, se o mioma cresce durante a gravidez, existe o risco de que ele se movimente ou rasgue a placenta.
- Causar cesariana, já que os miomas localizados na parte inferior do útero podem bloquear o canal do parto e será necessário realizar uma cesariana.
- Parto prematuro. Uma mulher grávida com miomas uterinos está em maior risco de sofrer um parto prematuro, dependendo da localização e da forma do mioma.
- Aborto involuntário, já que os miomas podem causar uma obstrução no útero, que evita que o embrião se desenvolva e provoca um aborto espontâneo.
Tratamentos para os miomas na gravidez:
Quanto aos tratamentos dos miomas na gravidez é preciso considerar o seguinte:
- A gravidez e caracteriza pelo aumento de estrogênio, o que pode desencadear o rápido crescimento dos miomas; uma vez que são privados de um suprimento de sangue normal, podem sofrer de necrose aguda e submeter à mãe a dores de estômago que se assemelham com as contrações.
- Como se encontram no endométrio, os miomas submucosos podem impedir a implantação do feto e podem causar a obstrução das trompas de Falópio, por sua presença na cavidade. Se os miomas são intramurais causam pouco dano em mulheres grávidas, a menos que sejam grandes, o que pode ser um obstáculo no momento do nascimento do bebê. Não obstante, se os miomas são extramurais não representam risco durante a gravidez.
Raramente é detectada durante a gravidez, a menos que se produzam complicações relacionadas com a presença de miomas e seria susceptível de se repetir em gestações posteriores, por isso depois do parto deve ser realizado uma miomectomia, que é o único tratamento cirúrgico que permite as mulheres grávidas preservar a sua fertilidade e pode ser feito de duas maneiras:
Miomectomia por histeroscopia, que não requer uma incisão, e em que se utiliza um endoscópio.
Miomectomia laparoscópica que consiste em extrair pequenos tumores depois de praticar pequenas incisões na cavidade abdominal.
Você conhecia estas técnicas para saber como tratar os miomas na gravidez? Como foi sua experiência?