Está grávida? Talvez você faça parte do grupo de futuras mamães que se preocupam diante da mínima mudança ou dor. Ou talvez você seja daquelas que pensa que qualquer mudança é normal. Tenha cuidado! Não é bom ignorar certos sinais de alerta que podem indicar que algo está errado. Aqui te apresentamos alguns dos mais comuns para que você saiba quando é importante consultar um médico imediatamente.
Quando você está grávida, seu corpo passa naturalmente por uma série de mudanças. É normal sentir-se diferente, ter náuseas ou de repente sentir algum mal estar estomacal. Algumas futuras mamães sentem que, se queixa o tempo todo serão consideradas sensíveis ou choronas. Outras, no entanto, vão ao médico diante do menor desconforto. Como saber quando existe algum sintoma ou desconforto que não deve ser ignorado, pois pode indicar algum problema? Para evitar complicações durante a gravidez, preste atenção aos principais sinais de alerta para não hesitar em ir ao médico se estes se apresentam.
1. Sangramento a qualquer momento. Durante o primeiro, segundo ou terceiro trimestre, o sangue é um sinal que não deve ser negligenciado. O sangramento pode significar várias coisas, dependendo de como se apresenta. Se houver sangramento durante o primeiro trimestre com dor abdominal pode se tratar de uma gravidez ectópica, a qual é grave e deve ser tratada imediatamente. O sangramento abundante pode ser o sinal de um aborto espontâneo durante o primeiro trimestre e à primeira parte do segundo trimestre. O que acontece se você sangrar durante o terceiro trimestre? Pode se tratar de um descolamento prematuro da placenta. O importante é lembrar que o sangramento é sempre algo sério. Se isso acontecer, não hesite em ir imediatamente ao médico ou emergência para receber cuidados o mais rápido possível.
2. A atividade do bebê diminui. A maioria das mães ficar feliz porque sente que o bebê se mexe e chuta o abdômen. É a prova de que você tem um ser humano se desenvolvendo dentro de você! Por isso, se de repente o seu nível de atividade diminui, ligue o alarme. Quando o bebê não se movimenta o suficiente, pode ser que não esteja recebendo o oxigênio e os nutrientes de que necessita da placenta.
Leia também: "Saiba Como Funciona os Desejos Durante a Gravidez".
3. Contrações na primeira parte do terceiro trimestre. As contrações devem se apresentar quando o bebê está pronto para nascer. Por isso, se você sente contrações antes do tempo - na primeira parte do terceiro trimestre - não hesite em consultar um médico. Podem ser um sinal de parto prematuro ou parto falso (conhecidas como contrações de Braxton-Hicks) e apenas o médico pode detê-las. Não espere! Você pode colocar em risco a saúde do seu bebê.
4. Dor de cabeça forte, dor abdominal, problemas de visão e retenção de líquidos (inchaço). Estes sintomas podem indicar pré-eclampsia, uma condição grave que pode se apresentar após a 20ª semana de gravidez, que inclui a pressão arterial elevada. Verifique com o seu médico imediatamente, pois pode ser fatal. O com cuidado pré-natal contribui para preveni-la.
Leia também: "Dicas Para Evitar Complicações da Pré-Eclâmpsia".
5. Sintomas de gripe. Quando você está grávida, o sistema imunológico é mais vulnerável do que o das mulheres que não estão grávidas e você poderia contrair a gripe durante a época em que esta se apresenta e seu risco de complicações é maior. Se você tiver dor de garganta, congestão nasal, diarreia, náuseas, vômitos e febre, fale com o seu médico assim que os sintomas aparecem, especialmente se você tiver febre alta. Pergunte ao seu médico sobre a vacina contra a gripe. Sempre é melhor prevenir.
Não ignore esses sinais de alerta durante a sua gravidez. Agir a tempo pode ser a diferença entre a vida e a morte.