Todos, em algum momento de nossas vidas, sentimos ansiedade. No entanto, quando esta se torna um sentimento difuso e indeterminado de angústia ou medo, que é desproporcional à possível ameaça que o provoca, surge o desejo de fugir sem saber qual é o verdadeiro perigo, requer atenção especial.

Existem alguns remédios caseiros e naturais que podem ser utilizados para combater a ansiedade em situações comuns. No entanto, os casos graves devem ser vistos por um médico.

Remédios Caseiros para Controlar a Ansiedade

Aveia

Ferva três colheres de sopa de aveia em ¼ litro de água, deve ser tomada uma xícara antes de cada refeição.

Erva-Cidreira

Para ansiedade e tensão pós-parto, pode-se preparar uma infusão com uma colher de chá de erva-cidreira seca e 1 xícara de água. Para fazer isso, deixe a água entrar em ebulição, retire do fogo e adicione a erva-cidreira. Deixe descansar por alguns minutos e coe. Deve-se tomar 3 xícaras por dia em caso de ansiedade.

Remédios Caseiros para Controlar a Ansiedade

Lúpulo

Aquelas pessoas que sentem ansiedade por comida podem preparar uma infusão de lúpulo com uma colher de chá desta flor e ½ xícara de água. Deixe a água entrar em ebulição e retire do fogo e adicione o lúpulo, deixando descansar por alguns minutos. Finalmente, coe. Você deve tomar se sentir nervoso, mas não mais do que 2 ou 3 xícaras por dia.

Valeriana

É famosa a valeriana para combater a ansiedade. Você deve tomar uma xícara de chá da infusão de sete a quinze gramas de raiz de valeriana para um litro de água antes de dormir.

Folhas de Laranjeira

Um excelente sedativo e sonífero leve é a infusão de folhas de laranjeira.

Passiflora

A passiflora (maracujá) é uma planta conhecida por seus efeitos calmantes naturais. Combinada com erva-cidreira e lavanda (tônico natural do sistema nervoso), você obtém um remédio muito poderoso na hora de aliviar a ansiedade e o pânico.

Amêndoas

Tomar uma bebida com amêndoas pode ajudar uma pessoa com ansiedade a relaxar, se tomada durante a noite antes de dormir.

Pegue 10 amêndoas cruas e deixe de molho durante a noite para amolecer. Descasque a pele, coloque-as no liquidificador com uma xícara de leite quente, um pouco de gengibre e noz-moscada. Isso vai liquefazer e antes de ir para a cama te ajudará a relaxar.

Bicarbonato de Sódio

Tomar um banho com bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Para utilizar o bicarbonato de sódio como remédio caseiro para a ansiedade apenas adicione 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio e 1/3 de xícara de gengibre para um banho de água quente e tome um banho durante 15 minutos.

Laranjas

O cheiro das laranjas tem um efeito calmante sobre as pessoas e pode ajudar a aliviar a ansiedade ao inalar o aroma. Descasque uma laranja e inale o aroma desprendido por uma casca de laranja ou coloque em uma panela pequena, cubra com água e cozinhe em fogo baixo. Inale a fragrância doce para acalmar a ansiedade.

Alecrim

O alecrim tem um efeito calmante sobre os nervos e foi utilizado na Idade Média para afastar os maus espíritos. Faça um chá com alecrim adicionando 1 ou 2 colheres de chá de alecrim seco a uma xícara de água fervendo. Deixe repousar durante 10 minutos e beba. Também pode ser utilizado para ajudar a acalmar os nervos a inalação de alecrim.

Dicas Para Controlar a Ansiedade

Existem várias recomendações gerais que ajudam a combater a ansiedade:

  • Escutar música suave pode ajudar a reduzir a ansiedade.
  • Caminhe até um parque próximo. Escolha uma árvore grande e forte e abrace-a por cinco minutos. A poderosa onda de energia que você recebe neste momento recarregará as suas "baterias" e reduzirá a ansiedade.
  • Consulte um terapeuta ou converse com um amigo ou familiar sobre a sua ansiedade. Falar sobre isso pode ajudar tremendamente.
  • Converse com um membro da família ou amigo para dissipar a tensão.
  • Descanse bem (se possível, tire sonecas durante o dia).
  • Aprenda técnicas de relaxamento e meditação.
  • Tire férias em lugares calmos como montanhas ou campos.
  • Não frequente lugares barulhentos ou com excesso de pessoas.
  • Caminhe em áreas abertas, como parques, praias, campos, etc., e faça com frequência exercícios como natação ou ciclismo.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.