O ácido acetilsalicílico, cujo nome comercial e registrado é aspirina, é um medicamento do grupo dos analgésicos que combate a dor, reduz a febre e, em doses mais elevadas que as analgésicas exercem ação anti-inflamatória.

O mecanismo de ação do ácido acetilsalicílico, como de outros analgésicos menores, é baseado no bloqueio total ou parcial do nascimento das mensagens dolorosas dentro dos tecidos mediante a inibição da produção de prostaglandinas.

Leia também: "Saiba mais sobre Analgésicos".

Estas substâncias, amplamente distribuídas nos tecidos do organismo, são responsáveis pelas respostas inflamatórias e regulam a circulação sanguínea e a percepção de dor nos tecidos.

Remédios Com Ácido Acetilsalicílico (Aspirina) em Uso Externo

O ácido acetilsalicílico alivia dores agudas ou crônicas localizadas nos tecidos periféricos e tegumentos. São especialmente úteis em dores de cabeça e dor de dente, cólicas menstruais, artrite e dores musculares de pouca importância.

No entanto, não é eficaz para combater dores de origem visceral nem transtornos causados por estímulo direto do nervo, nas quais não existe libertação de prostaglandinas.

O seu poder antitérmico é consequência da ação que exerce sobre o hipotálamo, parte do cérebro que, entre outras funções, controla a temperatura corporal.

O ácido acetilsalicílico interfere no processo de coagulação do sangue, já que diminui a agregação de plaquetas, fenômeno fundamental na formação do coágulo. Não se recomenda o seu uso em pessoas que sofrem transtornos de coagulação ou que tomam anticoagulantes do tipo dos derivados da cumarina.

Graças à sua eficácia e à facilidade com que pode ser adquirido, esse analgésico é, sem dúvida, o mais utilizado no mundo inteiro. No entanto, deve ser respeitada a dosagem indicada, uma vez que pode causar intoxicação e reações adversas.

Leia também: "FDA Questiona a Eficácia da Aspirina Para Evitar um Primeiro Ataque Cardíaco".

Em poucas palavras, pode-se resumir que o ácido acetilsalicílico tem as seguintes vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Alivia tanto dores de caráter agudo como crônico.
  • Reduz a febre.
  • Exerce ação anti-inflamatória (em doses elevadas).
  • Age rapidamente.
  • É possível melhorar o seu efeito analgésico se associado com outros analgésicos menores.
  • Não produz dependência.
  • Carece de efeitos sobre o estado de consciência e da mente do indivíduo.

Desvantagens

  • Irrita a mucosa do estômago e reativa as úlceras gástricas e intestinais.
  • Causa erupções e irritações em pessoas alérgicas.
  • Pode causar distúrbios de coagulação do sangue.
  • Causa problemas respiratórios em pessoas que sofrem asma.

Vimos, até o momento, a utilização interna do ácido acetilsalicílico, mas você conhece os remédios que podem ser utilizados com o ácido acetilsalicílico de forma externa?

Remédios Com Aspirina Para Uso Externo:

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para caspa: Dissolva 5 aspirinas em 1 xícara de água e aplique, depois do shampoo, mediante suaves massagens no couro cabeludo durante 5 minutos e, por último, enxague o cabelo. Realize este remédio duas vezes por semana até que a caspa desapareça.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para dor de dente: Coloque um pedaço de aspirina na parte do dente em que se sente a dor.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para esfoliar o rosto: Esmague uma aspirina e misture com algumas gotas de suco de limão, umedeça uma bola de algodão e espalhe sobre o rosto suavemente. Retire suavemente com água fria. É importante observar que o ácido acetilsalicílico é um excelente esfoliante. Não se exponha ao sol durante 2 horas.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para espinhas ou cravos nas costas: Dissolva em ½ colher de chá de água uma aspirina e, em seguida, aplique pela área onde se encontram as espinhas.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para picada de aranha: Umedeça com água a área da pele onde está a picada e esfregue um comprimido de aspirina.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para calos: Esmague 5 ou 6 aspirinas e, em seguida, misture com o suco de um limão e 1 colher de sopa de água até formar uma pasta. Esta deve ser colocada sobre os calos e, em seguida, enrole em uma toalha quente durante 10 minutos. O calor fará com que a pasta penetre e suavize os calos. Por último, raspe com uma pedra-pomes. Desta forma, podem se desprender mais facilmente.

Remédio com ácido acetilsalicílico (aspirina) para verrugas: Esfregue sobre a verruga uma bola de algodão que contenha azeite de oliva e, em seguida, passe uma aspirina. Deixe fixo sobre a verruga mediante uma bandagem. Deixe no local por 3 horas.

Recomendações: Não use esses remédios se você é alérgico a aspirina.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.