A dor no punho se produz nesta parte do corpo, pois contém vários pequenos ossos, cartilagens, músculos, vasos sanguíneos e tendões, e é particularmente suscetível a lesões. A dor no punho é normalmente causada por inflamação ou lesão, mas pode também ser devido a uma infecção.
Causas inflamatórias comuns de dor no punho são a artrite e a gota. As lesões do punho mais comuns são as lesões repetitivas de uso, lesões esportivas, fraturas e entorses. Problemas com o sistema nervoso, como os nervos comprimidos, também podem contribuir para dor no punho.
Leia também: "Cinco Exercícios para Fortalecer os Pulsos".
- Purê de batatas: Ferva as batatas com sua pele e, em seguida, triture bem, aplique o purê quente ao redor do seu punho e prenda em torno uma fina tira de pano limpo. A batata retém o calor durante um longo período de tempo e este cataplasma ajudará a aumentar a circulação sanguínea na região e promover a cicatrização.
- Compressas quentes e frias: Você pode experimentar uma ligeira inflamação no punho; se for assim, coloque uma compressa fria para reduzir a inflamação ou alterne uma compressa fria e quente para acelerar a cicatrização e reduzir a dor e a inflamação.
- Água quente: Mergulhar o pulso na água quente pode ser muito relaxante para os músculos sobrecarregados, mergulhe a mão até o punho em uma bacia de água quente com algumas gotas de óleo de lavanda para acalmar os músculos. Você pode manter a mão imersa em água quente durante pelo menos 30 minutos, para reduzir drasticamente a dor.
- Óleos de massagem: Se houver pouca dor no punho ou é uma dor muito leve, aplique uma massagem para aliviá-la com uma mistura de partes iguais de óleo de coco e azeite de oliva ou óleo de amêndoas, mas não aplique pressão excessiva no punho, já que isso pode agravar a dor.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.