O Trypanosoma cruzi infecta tanto pessoas como animais. São hospedeiros deste parasita, além da espécie humana, mais de 150 espécies de animais, tanto domésticos como selvagens, e entre os quais se encontram cães, gatos, ratos e camundongos, macacos, etc.
Em algumas áreas da América Central, Brasil Peru e Venezuela existe outro tipo de tripanossoma, o Trypanosoma rangeli, ao qual não são atribuídas formas perigosas da doença, por isso parece um parasita bastante inofensivo.
A Tripanossomíase pode se manifestar de forma aguda ou como uma doença crônica que pode passar despercebida ou causar sintomas em diversos órgãos do corpo.
A doença aguda se manifestada por:
- Febre.
- Mal estar geral.
- Inflamação dos gânglios linfáticos.
- Aumento do fígado.
É característico da doença aguda que apareça um edema palpebral que pode afetar apenas um dos olhos. Este dado clínico é conhecido como "sinal de Roman". Em raras ocasiões, a doença aguda se complica com convulsões, meningite ou inflamação do músculo cardíaco (miocardite).
A doença de Chagas, em sua forma crônica, pode ser completamente assintomática ou dar manifestações no coração (dilatação cardíaca ou cardiomegalia, arritmias) ou no trato digestivo (megacólon, megaesôfago, ou seja, dilatação excessiva do intestino grosso ou do esôfago).
De qualquer forma, as manifestações variam muito de país para país: assim, a tripanossomíase do Panamá não costuma dar manifestações crônicas com os problemas cardíacos ou intestinais descritos; a doença costuma ser leve no Chile, mas mais grave no Brasil e Argentina.
Os insetos da família Reduviid, que abundam em áreas rurais e onde há cabanas construídas de adobe, barro ou palhetas, abrigam o protozoário em seu intestino, onde se multiplica e é eliminado com as fezes que o inseto deposita sobre a pele das pessoas ao mesmo tempo em que as pica.
As fezes infectadas podem chegar ao sangue da pessoa e infectá-la se esta se coça e coloca as mãos nos olhos ou se tem alguma ferida ou abrasão que tenha lesionado a pele.
Uma vez infectada a pessoa, o tripanossoma se multiplica no sangue, onde adquire uma forma flagelada (ou seja, com alguns prolongamentos chamados flagelos) ou permanece no interior das células, onde adquire uma forma sem flagelo.
A doença se espalha para outras pessoas quando a pessoa infectada é novamente picada por um inseto portador. O contágio pode ser também por transfusão de sangue contaminado ou através da placenta, no caso do feto.
O diagnóstico da doença costuma ser feito ao ver o parasita no sangue com um microscópio ou em biopsias dos gânglios linfáticos.
A doença de Chagas requer tratamento médico. Os remédios caseiros ajudam a completá-lo.
Remédios Caseiros Para A Doença de Chagas:
A seguir, apresentamos uma série de remédios que podem contribuir na erradicação do parasita que causa esta doença.
- Tome água de coco verde misturada com azeite de oliva. Tome este remédio durante um mês.
- Ferva por 5 minutos 1 colher de sopa de casca picada de pau de arco em uma xícara de água. Retire e tome uma xícara por dia.
Leia também: “Doença de Chagas: O Que É, Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento”.
- Descasque e pique um dente de alho cru e despeje em uma xícara de água que está fervendo. Deixe em maceração durante 12 horas e, em seguida, tome esta infusão todos os dias.
- Despeje 3 gotas de extrato de semente de toranja (você pode conseguir nas farmácias botânicas) em uma xícara de água e tome 3 vezes ao dia durante 15 dias.
- Adicione cúrcuma nas refeições que se consome diariamente.
Como se pode prevenir e evitar a doença de Chagas?
As formas de prevenir esta doença consistem na desinfestação dos lugares que mais facilmente acolhem os vetores, como as casas em mal estado nas quais existem rachaduras e fendas. É aconselhável não dormir em lugares assim e, caso tenha que fazê-lo, use mosquiteiros, inseticidas e repelentes de insetos. Não recomendados medicamentos preventivos contra este tipo de tripanossomíase, contra a qual a higiene é a melhor arma.
Qual é o período de incubação da doença de chagas?
Cerca de 5 a 14 dias depois de ser picado pelo inseto infectado, começam a aparecer os primeiros sintomas. Por outro lado, o inseto não é infeccioso a partir do momento em que picou uma pessoa já infectada, mas depois de cerca de 10 a 30 dias, e permanece infeccioso enquanto viver.
É possível contrair esta doença através de transfusões de sangue?
Com efeito, as transfusões de sangue podem transmitir a doença. Por isso, todas as amostras de doadores de sangue que procedem de países endêmicos devem ser analisadas cuidadosamente.
No caso de ter absoluta necessidade de fazer uma transfusão de sangue, sem ter sido capaz de realizar os testes adequados, o risco de contágio diminui muito se nas 24 horas prévias a transfusão for adicionado 25 cm3 de violeta de genciana a 5% para cada meio litro de sangue.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.