O feno-grego é uma planta herbácea anual pertencente à família das leguminosas, nativa da Pérsia, Ásia Menor e Mesopotâmia.

Seu nome provém do foenum graecum, que significa "feno grego", já que a planta era usada antigamente para aromatizar o feno de qualidade inferior.

O feno-grego cresce cerca de 2 pés (60 cm) de altura, com hábitos semelhantes ao feno de alfafa. As sementes são marrons, de ½ polegada (1 cm) de comprimento, oblongas, com um profundo sulco que se divide em dois lóbulos desiguais. Elas estão contidas, de 10 a 20 juntas em vagens longas, estreitas e finas.

Esta planta é conhecida desde tempos antigos por suas propriedades medicinais e nutricionais.

Feno-Grego: Remédios Caseiros com Feno-Grego

Os egípcios e os gregos a utilizavam como planta forrageira para alimentação animal e os habitantes do Norte da África a usavam para fortalecer os seus doentes e combater a febre.

Atualmente, se utiliza ainda no mundo da medicina natural e gastronômico. Neste último caso, as folhas frescas são cozidas e consumidas em saladas e as sementes secas moídas são parte do curry indiano.

Também se usa o feno-grego na cosmetologia natural na China e na Índia, para eliminar as impurezas do organismo e da pele.

Propriedades Curativas

O feno-grego é considerado um excelente restaurador, ideal para doentes e pessoas fracas, anêmicas e convalescentes.

Esta planta também tem propriedades calmantes graças a sua riqueza em mucilagem. Por isso, gargarejar e bochechar o feno-grego é muito útil para melhorar as aftas e essa mesma infusão pode ser tomada em casos de difteria, inflamações da garganta e inflamações do trato digestivo. Esta erva também tem a reputação de ser um afrodisíaco.

Quanto as suas sementes, contêm alcalóides, saponinas esferoidais com propriedades de compensadoras dos hormônios, flavonóides, mucilagem calmante e vitaminas A, B e C.

As sementes de feno-grego, assim como a semente de linhaça fervida, constituem um bom maturativo para os furúnculos, os abscessos, as acnes, os cravos, etc.

Já que não apenas amadurecem estas condições, mas extraem sem dor a matéria pútrida que ajuda o crescimento ou a recuperação dos tecidos de orgânicos perdidos.

Segundo investigações realizadas, estas sementes consumidas diariamente reduzem os níveis de colesterol no soro sanguíneo.

É eficaz, também, para combater a febre do feno e é usada com grande efeito para combater os desconfortos da gripe.

Em algumas partes dos Estados Unidos a infusão de feno-grego é usada para eliminar o zumbido nos ouvidos.

A farinha de feno-grego é usada em cataplasmas (frios ou quentes), para aliviar dores reumáticas.

Remédios Caseiros com feno-grego

  • Remédio com feno-grego para aftas: ferva durante 15 minutos 25 gramas de sementes em um litro de água. Retire do fogo e deixe esfriar. Faça gargarejos e enxágues com esta infusão.
  • Remédio com feno-grego para furúnculos e abscessos #1: esmague um punhado de sementes de feno-grego e, uma vez reduzidas a pó, aplique exteriormente sob a área afetada
  • Remédio com feno-grego para febre do feno: ferva 8 colheres de chá de sementes previamente imersas em 4 xícaras de água fria por 5 horas, 2 minutos antes coá-las e beba o líquido. Tome um copo por dia, dois meses antes de começar a temporada da febre do feno.
  • Remédio com feno-grego para cólicas menstruais: misture 2 colheres de sopa da farinha das sementes de feno-grego e uma de linhaça fervidas em um pouco de água quente. Coloque, como um emplastro, ainda quente na parte inferior do abdômen e deixe no local até esfriar.
  • Remédio com feno-grego para úlceras de estômago: ferva 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego em meio litro de água por 10 minutos. Em seguida, adicione uma colher de sopa de mel. Tome ao longo do dia, de preferência 1 copo a cada hora.
  • Remédio com feno-grego para retirar as crostas da cabeça de crianças: ferva 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego em um litro e meio de água por 10 minutos. Lave com esta preparação a cabeça da criança.
  • Remédio com feno-grego para tosse irritante: ferva 10 gramas de sementes, previamente moídas em um litro de água por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Adoce com um pouco de mel. Tome duas xícaras por dia.
  • Remédio com feno-grego para hemorroidas: prepare compressas frias elaboradas com o cozimento das sementes de feno-grego.
  • Remédio com feno-grego para zumbido nos ouvidos: coloque cerca de 2 ½ colheres de sopa cheia de sementes de feno-grego em 3 xícaras de água fria e deixe-o ali a noite toda. Na manhã seguinte, remova um pouco da mistura e sirva tanto quanto for necessário. Quando se toma uma xícara deste chá frio pela manhã, substitua-o com outro copo de água sobre as sementes. À noite, tome outra xícara do mesmo chá. Siga esta rotina
  • Remédio afrodisíaco com feno-grego #1: ferva 1 litro de água contendo 60 gramas de sementes de feno-grego por 15 minutos, retire do fogo e deixe descansar até que esfrie. Coe e coloque em uma garrafa. Beba 2 copos de 150 ml por dia, em jejum de manhã e meia hora antes do jantar. Continue com o tratamento durante três semanas, descanse dois dias e retome por mais três semanas.

Receita para uma alimentação saudável com feno-grego

Recomenda-se adicionar um pouco de feno-grego em pó a este delicioso molho vegetal que vai sobre o arroz com curry.

Ingredientes:

  • ¾ xícara de batatas cozidas
  • 1 cenoura média cozida
  • 1 e 1/3 de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju picadas
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de suco de lima
  • ½ colher de chá de endro picado
  • O teor em pó de 4 cápsulas gelatinosas de sementes de feno-grego de qualquer loja de alimentos naturais

Preparação:

Combine tudo junto em um processador de alimentos ou liquidificador até ficar homogêneo e cremoso. Aqueça e sirva quente em cima do arroz ou legumes cozidos de qualquer tipo.

Precauções

Nem as folhas nem as sementes de feno-grego devem ser utilizadas para fins terapêuticos durante a gravidez; como condimento.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.