A maioria das pessoas têm sofrido, em alguma ocasião, de queimação e acidez estomacal.
No entanto, apenas quando este ácido sobe para o esôfago, o tubo muscular que conecta a garganta e o estômago, é que se apresenta o refluxo gastresofágico.
Esta situação é causada pelo mau funcionamento da válvula muscular localizada na parte inferior do esôfago (chamada esfíncter esofágico inferior).
Este existe a fim de manter o alimento e os líquidos no estômago, mas quando não se fecha completamente, provoca que estes juntamente com os ácidos responsáveis pela digestão subam até o esôfago. É importante observar que algumas pessoas que sofrem de refluxo têm hérnia hiatal.
A hérnia de hiato afeta o funcionamento do esfíncter esofágico inferior e permite que o ácido e outros conteúdos do estômago subam para o esôfago, causando o refluxo. Veja mais em "Hérnia de hiato".
Sintomas Comuns de Refluxo
- Acidez, forte sensação no peito e abdômen logo após comer, deitar ou inclinar-se.
- Dor tão forte no peito que pode se pensar estar tendo um ataque cardíaco.
- Ardor na garganta, aperto, dor ou rouquidão (especialmente ao acordar).
Remédios Caseiros Para Refluxo Gastresofágico
Chá de Camomila
Coloque uma colher de sopa de camomila em 1 copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 3 vezes ao dia, de preferência um antes de cada refeição. Este remédio alivia as membranas mucosas inflamadas ou irritadas do trato digestivo e promove a digestão normal.
Chá de Gengibre
Ferva 1 colher de chá de gengibre fresco ou ¼ de colher de chá de gengibre em pó em um copo de água por 5 minutos. Cubra, deixe esfriar e tome uma xícara antes de cada refeição.
Repolho
Ferva por 10 minutos um punhado de folhas de repolho em um litro de água. Após esse tempo, retire do fogo, escorra e deixe esfriar. Tome esta preparação ao longo do dia.
Bicarbonato de Sódio
Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água à temperatura ambiente e tome ao primeiro sinal de dor ou queimação. Porque o bicarbonato de sódio contém uma grande quantidade de sal, não é recomendado o seu uso em caso de hipertensão ou retenção de líquidos. Da mesma forma, o uso excessivo e prolongado pode causar prisão de ventre ou pedras nos rins.
Plantas Digestivas
Adicione plantas digestivas como alecrim, sálvia, louro e tomilho nas refeições diárias.
Mamão
Consuma diariamente uma fatia de mamão especialmente de manhã. O mamão contém papaína, uma enzima que auxilia a digestão das proteínas.
Chá de Olmo
Ferva três colheres de chá de casca de olmo em 1 xícara de água por 5 minutos. Retire do fogo, tampe e adicione uma pitada de canela. Tome uma xícara antes de cada refeição.
Óleo de Coco
Outro remédio caseiro para combater o refluxo é o óleo de coco, aparentemente, este compreende qualidades bacterianas que lhe conferem reter o ácido do estômago e, assim, controlá-lo.
Medicina Homeopática
A medicina homeopática tornou-se uma alternativa para a cura e o tratamento do refluxo gástrico, o homeopata indicará o tratamento apropriado, dependendo do caso. Curando o desconforto produzido pela inflamação do esôfago que provém dos ácidos do estômago.
Couve
A couve é muito eficaz para combater o refluxo. Uma maneira de preparar é batendo com um pouco de água e pronto, tome a vontade, você também pode adicionar alguns cubos de gelo ou tomá-lo ao natural.
Dicas Para Evitar o Refluxo
- Mastigue os alimentos sem pressa e de forma relaxada para evitar a inflamação estomacal e a pressão.
- Coma alimentos leves (nem abundante e nem gorduroso) pelo menos 3 horas antes de ir para a cama e não belisque na hora de dormir.
- Evite alimentos desencadeantes. Alguns alimentos e bebidas desencadeiam o refluxo gastresofágico favorecendo a secreção de ácido gástrico ou relaxando o esfíncter esofágico inferior. Por isso, se recomenda evitar bebidas alcoólicas, café, chocolate, frutas e sucos cítricos, bebidas com cafeína, refrigerantes, alimentos gordurosos e fritos, alimentos picantes.
- Não inicie as refeições consumindo amidos. Ao sentar-se para comer, não comece com um pedaço de pão ou de batata (pode causar uma sensação dolorosa de estar "cheio" e iniciar os soluços), O melhor é comer alguns legumes.
- Emagreça, se você tem excesso de peso. Segundo estudos realizados, o sobrepeso dificulta o esfíncter inferior do esôfago de permanecer fechado, o que contribui para o refluxo ácido.
- Se for esse o caso, é aconselhável iniciar uma dieta com uma nutricionista e um programa de exercício adequado para perder os quilos extras.
- Não beba álcool, já que é muito irritante, por isso dificulta a digestão e favorece o aparecimento da azia e do refluxo.
- Não fume. A nicotina estimula a produção de ácido estomacal e relaxa os músculos entre o esôfago.
- Estar na posição vertical especialmente depois de comer. Se você encontra-se deitado de costas depois de comer existe mais risco de refluxo, pois essa posição favorece a subida dos ácidos. Por esse motivo, é preferível permanecer sentado por 45 minutos após a refeição.
- Evite fazer exercício imediatamente depois de comer. Se você se exercita com o estômago cheio, é provável que aumente a probabilidade de sofrer de azia e de refluxo.
- Existem alguns medicamentos, incluindo a aspirina, anti-inflamatórios, tratamentos hormonais ou medicamentos para combater a insônia que podem irritar o trato digestivo e causar o refluxo gastresofágico. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
- Não use roupas apertadas, especialmente na hora de comer. Cintos e calças ajustadas pressionam o estômago e fazem com que o ácido estomacal suba. Por essa razão, é recomendado ao usar um cinto, não apertá-lo ao máximo e deixar alguns centímetros de folga.
- Evite o estresse. A redução do estresse ajuda algumas pessoas com refluxo. Por isso, se recomenda praticar a meditação, yoga ou respiração profunda, e fazer exercício físico regularmente, como caminhar rápido, nadar ou andar de bicicleta.
Consulte um médico apesar dos remédios naturais e recomendações acima expostas, se o problema de refluxo se mantém de forma persistente e prolongada ou se repetem com frequência, já que você pode desenvolver uma úlcera ou até mesmo um câncer de esôfago.
Também é possível a ocorrência de pneumonia ou bronquite, quando o ácido estomacal tem um refluxo e chega aos pulmões da traqueia, normalmente durante o sono. O refluxo também destrói o esmalte dos dentes quando o ácido do estomacal chega à boca.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.