piolhos são pequenos insetos sem asas que colonizam o couro cabeludo e o cabelo. Os piolhos têm uma existência parasitária.
Os piolhos não são prejudiciais à saúde, são simplesmente irritantes. A infestação por piolhos, também conhecida como pediculose, é contagiosa na natureza.
Propaga-se através do contato direto ou indireto com o transportador. O uso comum de roupas contaminadas, toalhas, escovas, pentes e outros pertences da pessoa infectada, colocam uma pessoa em risco de contrair piolhos.
Assim, se um membro da família tem piolhos, outros também são susceptíveis de ser infectados. O crescimento dos piolhos ocorre através de três fases distintas: fase de noite, fase de ninfa e idade adulta.
A vida útil do piolho adulto é de 30 dias. Se um piolho cai da cabeça, pode sobreviver até 2 dias no máximo. Os piolhos podem se mover através do cabelo e causam uma sensação de formigamento. Também causam coceira intensa.
Remédios Caseiros Para os Piolhos
Vinagre
Depois do shampoo, aplique um pouco de vinagre no cabelo e deixe descansar durante 4-5 minutos. Em seguida, seque o cabelo com uma toalha. Este tratamento permite a fácil extração de todas as lêndeas.
Limão e Alho
Aplique uma pasta feita de suco de limão e dentes de alho esmagados na cabeça. Isto destrói os piolhos.
Óleo de Árvore de Chá
Aplique o óleo da árvore do chá na sua cabeça e mantenha durante a noite. De manhã, lave o cabelo. Isso ajuda a se livrar dos piolhos.
Manteiga e Limão
Adicione algumas gotas de suco de limão em uma tigela com manteiga. Aplique a mistura sobre a cabeça e mantenha durante 20 minutos. Em seguida, aplique shampoo para lavar a cabeça. Isto é muito benéfico no tratamento dos piolhos.
Água e Vinagre
Aplique uma mistura de vinagre e água na cabeça e mantenha durante toda a noite. Lave na manhã seguinte para liberar os piolhos.
Suco de Cebola
A aplicação de suco de cebola na cabeça 4 horas antes de lavar a cabeça com shampoo é uma cura para os piolhos muito útil.
Azeite
Aplique no seu cabelo azeite de oliva, em seguida, cubra a cabeça com um saco plástico. Deixe durante toda a noite. Na manhã seguinte, retire todos os piolhos com o pente. Este é um bom remédio contra os piolhos.
Óleo de Bebê
Outro tratamento natural eficaz para combater piolhos consiste em uma mistura de óleo de bebê, detergente para roupas e vinagre branco (só um pouco). Acredita-se que o óleo de bebê também pode sufocar os piolhos.
Despeje um pouco de óleo de bebê no cabelo e penteie suavemente com um pente de piolhos para que caiam os piolhos.
Lave o cabelo com detergente para roupa e água quente. Antes de ir para a cama, coloque um pouco de vinagre branco sobre o cabelo e cubra com uma toalha.
Durma a noite com a toalha enrolada ao redor do couro cabeludo. Na parte da manhã, lave o cabelo com seu shampoo regular e aplique um pouco de condicionador.
Repita o processo durante 2-3 dias para conseguir os melhores resultados.
Óleo de Coco
O caráter lubrificante natural do óleo de coco, impedirá que os piolhos se movam livremente, impedindo-os assim de se multiplicar.
Primeiro, enxague o cabelo exaustivamente com vinagre de maçã e deixe secar. Depois de seco, sature o cabelo e couro cabeludo com óleo de coco e cubra com uma tolha ou touca de banho e deixe que faça efeito durante 6-8 horas pela noite.
Na parte da manhã, penteie o cabelo com um pente de piolhos e lave com shampoo.
Dicas Para se Livrar dos Piolhos e Lêndeas
Para erradicar os piolhos e as lêndeas (que são os ovos dos piolhos), que podem viver nas cabeças dos pequenos da sua família, siga estas dicas:
Descobrir o Quanto Antes
O sintoma inconfundível dos piolhos são a coceira e a irritação no couro cabeludo do seu filho. Você pode encontrá-los facilmente na linha do pescoço e atrás das orelhas.
Shampoo de Venda Livre
A melhor opção de tratamento é o shampoo medicamentoso, também chamado de "piolhicida", vendido nas farmácias e cujo principal ingrediente é a permetrina ou piretrina. É um tratamento seguro, se você usá-lo como indicado nas instruções. E, para garantir que todos os piolhos e lêndeas sejam eliminados, o tratamento deve ser repetido 10 dias depois.
Todos de Uma Vez
Antes de iniciar o tratamento, verifique todas as pessoas da sua casa e aplique em todos os que foram infectados ao mesmo tempo. Assim, evitará que os piolhos continuem circulando indefinidamente.
E também informe na escola para que verifiquem todas as crianças em suas casas. Não tenha medo de confessar que em casa existem piolhos por medo de que pensem que a sua família não é limpa, pois foi descoberto que esses insetos não têm nada a ver com a higiene. Não existe nenhuma relação.
Medicamentos
Se o shampoo não funcionar, consulte o seu pediatra. Ele ou ela pode prescrever medicamentos mais fortes como Malathion, Lindano, Loção de Álcool Benzílico. Mas certifique-se de usar esses medicamentos como indicado, já que podem ter efeitos secundários.
Pente
Se você não quiser usar medicamentos, também pode se livrar dos piolhos como antes. Molhe o cabelo do seu filho e use um pente especial, de dentes pequenos e juntos (procure nas farmácias). Passe por todo o cabelo com muita calma, parte por parte, arrastando todos os piolhos e lêndeas que encontrar. Repita o tratamento a cada três ou quatro dias, por duas semanas, para garantir que nada fique na cabeça do seu filho. Não confie!
Lave Tudo
Não basta lavar a cabeça dos seus filhos, mas tudo aquilo que esteve em contato com eles, nas últimas 48 horas. Comece pelas roupas e continue com a roupa de cama, lavando em água quente a mais de 130°F. Aspire tudo aquilo que tem tecido em casa, como almofadas, móveis e até as cadeiras para o carro. Você não precisa banhar o seu cão, ele não tem culpa... Verificou-se que os piolhos não vivem em animais.
Guarde em Sacos Plásticos
Se existem alguns objetos que você não pode ou não quer lavar, coloque-os em sacos plásticos fechados durante duas semanas. Os piolhos podem viver até dois dias fora da cabeça, e as lêndeas até uma semana. O saco impede que se espalhem pela casa e encontrem alimento em uma nova cabeça.
Assim que você observar o primeiro sintoma, já sabe o que fazer e aja rápido. Para livrar a sua família dos piolhos!
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.