As fraturas ou ossos fraturados podem acontecer com qualquer um. É mais comum em crianças pequenas e em idosos. Os ossos fraturados podem ser causados por quedas ou acidentes graves. Os sintomas das fraturas podem incluir dor, incapacidade de movimentar a parte afetada e inchaço. As fraturas podem ser localizadas em qualquer ponto do osso e de acordo com as lesões associadas podem ser divididas em:
Fraturas fechadas: são aquelas nas quais se produz unicamente a ruptura da continuidade óssea sem lesão significativa das estruturas vizinhas.
Fraturas abertas: além do osso se produz uma ferida aberta sobre a pele e dos grupos musculares adjacentes, seja pelo próprio traumatismo como consequência do deslocamento da superfície óssea que atua como uma lâmina sobre estas estruturas.
É necessário muito força em geral para que se produza a fratura de um osso saudável, embora, por vezes, uma má postura ou um movimento anormal podem favorecer para que um osso quebre em seu ponto mais fraco.
Sintomas Que Ocorrem Após Uma Fratura
- Dor intensa.
- Suor frio.
- Impotência funcional e instabilidade na região afetada.
- Deformidade visível ou palpável.
- Inflamação em torno da fratura, semelhante a que é produzida depois de uma entorse ou uma forte contusão.
É importante observar que as fraturas em crianças tem uma série de particularidades em relação à dos adultos, como são o fato de que se consolidam mais rápido e melhor. A consolidação das fraturas é um processo natural que começa a partir do momento no qual ocorre a fratura e podem ser ajudados mediante os seguintes remédios caseiros e naturais.
Remédios Caseiros Para Fraturas
Existem vários remédios caseiros para fraturas que são simples de seguir e fáceis de usar. Alguns dos remédios mais populares para os ossos quebrados são:
Abacaxi
Um dos remédios caseiros mais eficazes para ossos quebrados é comer meio abacaxi fresco diariamente até que o osso quebrado fique curado. O abacaxizeiro é conhecido por ter bromelina, que é uma enzima. Esta enzima é muito útil para reduzir a inflamação e o inchaço. Mas lembre-se de comer abacaxi fresco apenas não processado ou enlatado.
Suplemento de Boro
Os suplementos de vitamina, tais como o boro são muito eficazes na reparação e cicatrização dos ossos fraturados. Lembre-se de consultar o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Alimentos Ricos Em Vitamina C
Consuma alimentos ricos em vitamina C diariamente. A vitamina C ajuda a promover a formação de colágeno, que é muito útil na formação de ossos saudáveis. Os alimentos ricos em vitamina C incluem morangos, mamão, pimentão, suco de limão, laranja.
Alimentos Ricos Em Cálcio
Tente consumir alimentos ricos em cálcio diariamente. O cálcio é muito eficaz na formação de ossos fortes. Os alimentos como espinafre, brócolis, couve, couve de Bruxelas, mostarda e feijão são boas fontes de cálcio.
Leia também: "Alimentos Ricos em Cálcio".
Gelo
Depois de ter sofrido uma lesão com o osso quebrado é benéfico usar gelo durante os primeiros dias de cada quinze a vinte minutos. Esta é também uma forma eficaz de aliviar a dor e o inchaço.
Cavalinha
A cavalinha também é muito benéfica para o tratamento de fraturas ósseas. É conhecido por conter sílica, que ajuda na absorção de cálcio e na sua utilização.
Alimentos Ricos Em Zinco
Consumir alimentos ricos em zinco, já que são muito úteis para promover o processo de reparação do dano tecidual. Os alimentos ricos em zinco incluem carne de porco, carne bovina, cordeiro, lagosta, salmão, moluscos, ostras, frango e peru.
Chá de Confrei
Coloque um pedaço de raiz e folhas de confrei em um recipiente que contenha ½ litro de água. Ferva durante 10 minutos. Retire do fogo e deixe refrescar. Tome ao longo do dia durante 2 semanas, descanse uma e depois reinicie por mais 2 semanas. Até que o osso se consolide. O confrei ajuda a reparar o osso por conter alantoína.
Chá de Salgueiro
Despeje deixa 1 colher de sopa de folhas de salgueiro em uma xícara de água que esteja fervendo. Tampe e deixe esfriar. Tome 1 xícara quando sentir a dor causada pela fratura.
Dicas Para Prevenir Fraturas
Vitamina D
Aproveite a vitamina D. Devido ao fato de que o sol ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D e transportar o cálcio para o osso, recomenda-se tomar banhos de sol (não mais do que meia hora por dia) no início da manhã ou à tarde (após 16 horas) sempre devidamente protegido de filtro solar.
Dieta Balanceada
A alimentação deve garantir a ingestão adequada de cálcio (leite e derivados, brócolis, sementes de gergelim, amêndoas, sardinha, etc.), para ajudar a manter a saúde dos ossos, e de vitamina D (salmão, gema de ovo, leite e manteiga) para assegurar a absorção do primeiro.
Atividade Física
Pratique regularmente uma atividade física para evitar o sedentarismo, já que isso pode conduzir a condições que desfavorecem a saúde óssea como a falta de tônus muscular, rigidez articular, obesidade e inclusive osteoporose.
Evite o Estresse
Ao aumentar a tensão muscular, o estresse aumenta a pressão entre os ossos, além do efeito negativo que pode ter sobre a absorção de cálcio.
Evite o Consumo de Alguns Medicamentos
Deve ser evitada a ingestão de fármacos, como cortisona, assim como os antiácidos ou antiepiléticos que podem ser prejudiciais para os ossos, principalmente devido a alguns dos seus princípios ativos que bloqueiam a absorção de certos minerais e vitaminas, fundamentais para o bom estado da estrutura óssea.
Dicas Para a Recuperação da Fratura
Evite o Consumo de Álcool
Tente não consumir álcool, já que pode interferir com a absorção de cálcio e afetar a massa óssea.
Evite Fumar
Tente evitar o tabagismo, já que pode causar um atraso no processo de cicatrização dos ossos. A razão por trás disto é que o cigarro contém nicotina e outras substâncias nocivas que reduzem a quantidade de oxigênio que chega ao tecido ósseo. Estes resultados acabam em um lento processo de cicatrização das fraturas.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.