A osteomalácia é a forma como o raquitismo assume a idade adulta. É uma doença que causa deformidades ósseas e fraturas. Vejamos quais são as causas e possíveis curas.
É uma doença óssea que conduz a uma redução grave e anormal da densidade óssea, uma vez que se produz a deformidade destes e o esqueleto torna-se muito mais frágil. É muito comum sofrer fraturas ósseas se você sofre de osteomalácia.
Causas da Osteomalácia
A origem desta doença, tal como ocorre com o raquitismo, é a falta de vitamina D, que é a substância (um hormônio, na realidade) necessária para permitir a absorção de cálcio que captamos através dos alimentos e que posteriormente se fixa nos ossos.
A osteomalácia afeta predominantemente as pessoas mais velhas, com efeitos colaterais similares aos da osteoporose, embora as causas sejam muito diferentes.
Deficiência de Vitamina D
A ingestão insuficiente de vitamina D em adultos pode ter várias causas: uma dieta que seja deficiente nesta vitamina, má absorção, doença hepática e inclusive tomar certos tipos de medicamentos, como os medicamentos para parar as convulsões em doentes com epilepsia.
Este distúrbio do esqueleto é determinado pela incapacidade do organismo para capturar a vitamina D, magnésio e fósforo necessário para permitir a remodelação da matriz óssea (osteoide).
Este mecanismo de absorção de vitamina D em pessoas saudáveis permite manter os ossos fortes, evitando que se desmineralizem e tornem-se frágeis.
Característica tanto do raquitismo como da osteomalácia na qual os ossos se tornam "macios".
Sintomas da Osteomalácia
As pessoas que sofrem osteomalácia são incapazes de metabolizar as substâncias necessárias para fortalecer o esqueleto e apresentam de uma forma progressiva os seguintes sintomas:
- Dores musculares e ósseas.
- Deformidades ósseas.
- Fraturas repetidas.
- Curvatura das pernas.
- Aparecimento de cifose e lordose (acentuação das curvas da coluna vertebral).
Tratamento Para Osteomalácia
Para curar a osteomalácia é necessário fazer com que o corpo absorva as substâncias que servem para mineralizar os ossos, embora nem sempre seja possível recuperar o dano que já se produziu.
Leia Mais"Alimentos Ricos em Cálcio".
Em primeiro lugar, o médico deve fazer a suplementação de cálcio, fósforo e/ou vitamina D. Este passo é muito importante e deve ser feito por um médico.
Além disso, tenha cuidado com a alimentação. É importante consumir alimentos ricos em vitamina D, fósforo, e magnésio.
Leia Mais"Alimentos Ricos Em Vitamina D".
Alimentos Recomendados Para Osteomalácia
Ovos, nozes, óleo de peixe, carne, bananas e legumes. Estes são alguns dos alimentos que mais podem ajudar nesses casos e que não deveriam faltar na dieta.
É também importante monitorar continuamente essa disfunção hepática.