Talvez em algum momento você tenha sofrido de visão turva e não soube o que fazer a respeito.

A mencionada visão refere-se à falta de nitidez da mesma que incapacita para ver com clareza os detalhes finos; a nitidez é perdida e os objetos desfocados.

Causas da Visão Turva

A visão turva pode ser o resultado de várias causas, como as que te mostramos a seguir:

  • Alterações no nascimento que requerem lentes corretivas.
  • Defeitos de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
  • Alterações que podem indicar a presença de doenças oculares.
  • Condições que não envolvem diretamente os olhos, como acontece com as enxaquecas ou um acidente vascular cerebral.
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos.
  • Sintomas de um distúrbio neurológico.
Visão Turva: Causas e Tratamentos

Tratamentos Para Visão Turva

Entre as principais causas e seu tratamento destacamos os seguintes:

Miopia

A miopia faz com que os objetos na distância borrem, por isso são necessários óculos ou lentes de contato graduadas ou cirurgia refrativa para corrigir a miopia.

Hipermetropia

Os objetos distantes podem ser vistos claramente, mas existe dificuldade para focar objetos próximos, causando fadiga ocular; é corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Astigmatismo

É a visão turva, a qualquer distância, geralmente causada por uma forma irregular da córnea e corrigida como nos casos anteriores.

Síndrome do Olho Seco

Pode afetar os olhos de muitas maneiras, tais como visão turva e flutuante e pode ser de ajuda o colírio.

Presbiopia

Depois dos 40 anos as pessoas começam a ter visão turva de perto, provavelmente presbiopia, com os mesmos sintomas causados pela hipermetropia.

Ou seja, diminui a capacidade de focar objetos próximos. São necessárias lentes especiais, como os óculos multifocais bifocais ou progressivas, mas também existe cirurgia.

Moscas Volantes

A visão pode tornar-se turva devido a manchas temporárias no campo de visão, que aparecem normalmente com a idade, fazendo com que as partículas microscópicas de tecidos, que flutuam no interior do olho, projetem sombras na retina.

Podem levar à ruptura ou descolamento da retina em casos de grande número de manchas, sendo necessário cirurgia nesses casos. Na maioria não afeta gravemente a visão.

Cataratas

Produzem alterações na visão, como visão turva ou nublada e pode chegar a obstruir a visão a ponto de cegueira. Sendo necessária a cirurgia de catarata com grande taxa de sucesso.

Glaucoma

Aparece um estreitamento gradual ou repentino do campo de visão acompanhado de uma visão turva; se não houver intervenção médica ocorrerá à perda da visão dando lugar a cegueira permanente.

Retinopatia Diabética

As pessoas que sofrem com diabetes padecem de visão turva inexplicável devido a esta doença que ameaça a visão e danifica a retina do olho.

O melhor tratamento é o controle do nível da glicose no sangue e em casos mais avançados cirurgia a laser ou cirurgia de vitrectomia dependendo da condição médica do paciente.

Degeneração Macular

Está relacionada com a idade, com o aparecimento de visão turva e uma perda gradual da visão, levando à cegueira.

O tratamento pode ser feito com antioxidantes para retardar o avanço da doença. Uso de óculos especiais para recuperação da visão.

Dependendo do tipo de degeneração macular pode ser necessário o uso de injeções antiangiogênicos e injeções de triancinolona.

Outra opção também é a terapia fotodinâmica.

Consulte um oftalmologista para saber qual o melhor tratamento para sua condição médica.