Você conhece quais são as propriedades do cardo mariano? Esta planta conta com muitas propriedades que a convertem em uma das plantas mais populares dentro da medicina alternativa, já que é válida para muitas condições, desde problemas de fígado até colesterol elevado.
O cardo mariano é conhecido por muitos nomes, tais como "amigo do fígado," cardo de maria, cardo de leite. É uma planta que pode atingir 70 a 150 centímetros de altura e seu tronco geralmente é em linha reta com flores de cor roxa.
Benefícios do cardo mariano:
O cardo mariano é benéfico para o fígado, protegendo das toxinas, estimulando o crescimento de novos tecidos. Essa proteção é importante para eliminar os venenos biológicos.
O fígado se encontra banhado em sangue, no qual existem substâncias nocivas, como bactérias, alérgenos, etc. Este é responsável por filtrar estas substâncias prejudiciais através do sangue, uma função importante, já que se estas não forem neutralizadas a tempo podem causar danos ao fígado.
Neste caso, o cardo mariano tem um efeito protetor do fígado sendo recomendado para doenças como hepatite ou cirrose. Por sua vez, na medicina alternativa muitas vezes é recomendado para pessoas que estão passando por quimioterapia ou consumindo outras substâncias que podem afetar o fígado.
Estimula a produção de uma substância denominada "glutationa" que tem a função de desintoxicação das células. Em estudos realizados com animais foi demonstrado que cardo mariano, promove o aumento de glutationa em 35% no estômago, fígado e intestinos. Também fortalece as membranas externas das células, ajudando para que as toxinas não penetrem.
O cardo reduz o excesso de ferro no organismo. Conhecemos as consequências da anemia, mas poucos sabem que o excesso pode provocar danos ao fígado. Neste caso, o cardo mariano atua como um poderoso antioxidante protegendo o fígado e promovendo a eliminação de ferro, através das fezes.
O cardo mariano é um antioxidante natural: luta contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Ajuda a aumentar a atividade de outros antioxidantes.
Em relação ao que comentávamos antes sobre as funções do fígado, o fato de que este esteja danificado, pode aumentar o risco de sofrer diabetes e o uso do cardo mariano com suas propriedades protetoras diminuirá o risco de diabetes.
Benéfico contra o câncer. De acordo com estudos recentes o cardo mariano pode ser benéfico contra o câncer, não que o cardo mariano mate as células, mas faz com que se comportem como células normais (pelo menos no câncer de próstata, que é o que foi objeto deste estudo). Por sua vez, potencializa a medicação usada contra o câncer.
Contribui para reduzir o colesterol. Em um estudo realizado em 1977 por cientistas alemães, descobriu-se que o cardo mariano tem propriedades para inibir a produção de colesterol, diminuindo o colesterol total e aumentando o nível de colesterol bom.
O cardo mariano protege o cérebro, alguns dos seus componentes são benéficos para lutar contra os radicais livres, que entre outras coisas contribuem para a degeneração do cérebro.
Estudo do cardo mariano: tratamento em doenças do cérebro:
Os benefícios do cardo mariano já eram conhecidos há séculos, agora graças à pesquisa sabemos mais sobre os benefícios do cardo mariano.
Já foram realizados diferentes estudos sobre o cardo mariano, um deles é o da Professora de Farmacologia da Universidade de Granada, a Senhora Concha Navarro, que estudou junto com sua equipe a ação das substâncias procedentes do cardo mariano e apresentou suas conclusões no âmbito do Sexto Congresso da Sociedade Espanhola de Fito terapia em Pamplona.
O cardo mariano possui substâncias que podem ser úteis no tratamento de doenças do cérebro, tais como isquemia cerebral, osteoporose e lesões no fígado. Uma dessas substâncias é silibinin, uma das moléculas que compõem a silimarina, presente no cardo mariano e uma das substâncias com efeitos antioxidantes mais potentes da natureza.
A silimarina tem sido demonstrado possuir uma potente atividade antioxidante contra diversas doenças iniciadas ou agravadas pela ação dos radicais livres. De acordo com o especialista, estudos recentes realizados no Departamento de Nutrição da Universidade Hallym na Coréia, revelam que esta substância pode ser útil para reduzir a progressão da isquemia cerebral focal.
Os resultados obtidos sugerem que o potencial da silimarina se deve às suas propriedades antioxidantes e anti-apoptóticas. A segurança e o baixo risco que produz o cardo mariano é um dos motivos para que seja objeto de pesquisa em medicina.
No momento, tem-se investigado os benefícios antioxidantes do cardo mariano em outras doenças, como as de pele ou cardiovasculares.
Você pode encontrar o cardo mariano em farmácias, grandes armazéns e lojas de produtos dietéticos e ervanários. Antes de tomar cardo mariano, consulte o seu médico.
Se você estiver tomando alguma medicação é bom que o seu médico saiba quaisquer coisas que você tome para que não se apresentem casos de incompatibilidades entre os medicamentos que possam te afetar. Melhor prevenir, sempre consulte o seu médico sobre qualquer preparado em pó ou comprimido, mesmo que sejam de ervas medicinais.
Existem suplementos de cardo mariano em lojas de dietéticas e farmácias. Não abandone nenhum tratamento médico para tomar cardo mariano e antes de tomá-lo é conveniente realizar uma consulta com o seu médico.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.