Mais de uma pessoa já deve ter ouvido falar sobre a maltodextrina, especialmente se o que você busca é rendimento e ter energia de maneira quase imediata, a maltodextrina sempre ajudou muito. Tem estado ali, para as competições em que se necessita de um pico de insulina, para impulsionar a atividade.
Mas, como sempre, não podemos abusar de um suplemento esportivo, especialmente se vemos que não somos compatíveis com eles. Para isso e antes que você planeje consumir ou não, vamos te mostrar os efeitos colaterais da maltodextrina.
Benefícios da Maltodextrina:
Como já comentamos, é usada para dar um impulso de energia rápida, já que se trata de açúcares simples e de fácil digestão. Está constituída por cadeias de hidratos de carbono que vão se degradando lentamente no trato digestivo.
Ajuda a aumentar de peso de maneira saudável, além de promover uma boa dose de energia, embora suas quantidades de vitaminas e proteínas sejam mínimas, por isso que o uso da maltodextrina é mais para aqueles que se recuperam de uma maratona ou vão competir, do que um treinamento de peso. Além disso, se usa para muitos suplementos energéticos, como as bebidas ou os lanches para os atletas.
Efeitos Secundários da Maltodextrina:
É claro, os benefícios é algo a considerar, mas também os efeitos colaterais, que é o que você pode enfrentar se o seu organismo não é compatível com a maltodextrina. Não perca de vista, a seguinte lista.
Leia também: "Efeitos Colaterais da Creatina".
Efeitos Secundários da Maltodextrina: Alergias. Em muitas embalagens dizem que são livres de glúten, mas seus ingredientes, tais como mandioca ou outros produtos podem chegar a apresentá-lo e as poderiam desencadear uma reação alérgica, com erupções na pele, problemas respiratórios, inclusive, o aparecimento de asma.
Efeitos Secundários da Maltodextrina: Aparecimento de Gases.
O consumo inadequado deste complemento na dieta, como:
- Consumo excessivo.
- Mal-estar geral e ainda assim tomar.
- Má alimentação.
- Não fazer esporte e tomá-la.
Pode provocar o aparecimento de flatulências, em qualquer momento, sendo fortes os gases e também provoca o inchaço da área abdominal.
Efeitos Secundários da Maltodextrina: Aumento de Peso. É o mais marcante, já que se supõe que falamos de um suplemento esportivo que ajuda a aumentar o peso de maneira natural, mas se presume que o esporte o compensa, a saúde do nosso corpo, não deveria se alterar muito, mas no final e afinal, se você não o busca, é uma grande desvantagem, porque é um ganho de peso, para todos que a consomem.
Efeitos Secundários da Maltodextrina: Sistema Imunológico. Devido à sua baixa taxa de vitaminas, o corpo acaba consumindo-as todas e a maltodextrina, vai acabando com as reservas que temos em nosso organismo. Se você não tem vitaminas no organismo, o sistema imunológico vai se debilitando, te expondo a doenças com mais frequência.
Como você pode ver, a maltodextrina pode ser muito boa, mas também, pode se voltar contra você, por isso você terá que pensar duas vezes se realmente quer tomar este suplemento ou não. Não hesite em dizer suas dúvidas ao seu médico e treinador para esclarecer todas.