Tomar soníferos é arriscado e é preciso tomá-los com muito cuidado, se você está tomando ou pensa em começar a tomá-los, preste atenção às precauções no momento de tomar pílulas para dormir.
Muitas pessoas recorrem a pílulas para dormir, já que a insônia e a privação de sono se tornaram algo comum em suas vidas, o que pode levar a sofrer consequências potencialmente graves, como dores de cabeça, apatia, irritabilidade e depressão, entre outros.
Precauções ao Tomar Soníferos
Tome as seguintes precauções antes de tomar soníferos:
Converse com o Seu Médico
Se você sofre de insônia, consulte o seu médico antes de tomar pílulas para dormir para obter um diagnóstico correto e leia atentamente as instruções para conhecer os efeitos colaterais.
Informe Qualquer Outro Medicamento Que Você Está Tomando
Às vezes, tomar ambos os medicamentos sem consultá-lo antes, pode causar interações indesejadas e perigosas.
Tome o Medicamento Antes de Dormir
Programe o tempo corretamente, para que você não acorde antes do previsto, já que a chave é você ir para a cama cerca de 15-20 minutos depois de tomar o medicamento.
Informe o Seu Médico Sobre os Efeitos Colaterais Durante o Dia
É necessário que o médico conheça estes efeitos, caso seja necessário diminuir a dose ou mudar a medicação.
Faça Alterações no Seu Estilo de Vida
Certas mudanças na dieta podem melhorar o sono em pessoas com insônia; você também deve evitar sonecas durante o dia, e também cafeína, álcool e tabaco, pelo menos 4-6 horas antes de deitar.
Não Misture Soníferos com Álcool ou Outros Medicamentos
É uma precaução básica no momento de tomar soníferos ou qualquer outro medicamento. Esta mistura pode causar interações adversas, como o aumento do efeito sedativo, confusão, tonturas e fraqueza.
Não Dirija Depois de Tomar Soníferos
Nestas situações o estado de alerta diminui e pode ser perigoso.
Não Aumente a Dose por Conta Própria
Isso cria uma maior tolerância ao medicamento e pode levar à dependência física e se corre o risco de sofrer um comportamento complexo relacionado com o sono.
Não Pare com a Medicação Abruptamente
Se você estiver tomando soníferos durante um período prolongado, não pare abruptamente, para evitar os sintomas de abstinência, como ansiedade, náusea e cãibras musculares. É muito importante que você leva em conta esta precaução com os soníferos.