Nitrofurantoína é um antibiótico que impede o crescimento de bactérias. O uso desnecessário de qualquer antibiótico pode diminuir a sua eficácia.
Para Que Serve Nitrofurantoína
Esse medicamento é usado para tratar ou prevenir certas infecções do trato urinário.
Composição do Nitrofurantoína
Cada cápsula contém:
- Nitrofurantoína: 100 mg
- Excipientes: lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica e talco.
Como Usar Nitrofurantoína
Tome esse medicamento por via oral com alimentos ou conforme indicado pelo seu médico. Esse medicamento geralmente é tomado quatro vezes ao dia para tratar uma infecção ou uma vez por dia ao deitar para prevenir infecções.
A dosagem e a duração é baseada na condição médica do paciente e resposta ao tratamento. Para as crianças, a dosagem também é baseada no peso corporal.
Contraindicações do Nitrofurantoína
Esse medicamento é contraindicado para grávidas nas últimas semanas da gestação e em crianças com menos de 1 mês de idade.
Nitrofurantoína é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Esse medicamento também é contraindicado em casos de anúria, oligúria ou insuficiência renal com depuração de creatina abaixo de 60 mL/minuto/1,73m².
Efeitos Colaterais do Nitrofurantoína
Podem ocorrer náuseas, vômitos, perda de apetite ou dor de cabeça. Esse medicamento também pode fazer a sua urina ficar mais amarela ou marrom escura, esse efeito é inofensivo e desaparecerá quando a medicação for interrompida.
Esse medicamento raramente pode causar problemas pulmonares muito graves, podem ocorrer dentro do primeiro mês de tratamento ou após o uso prolongado de nitrofurantoína. Obtenha ajuda imediatamente se você desenvolver sintomas de problemas pulmonares como: tosse persistente, dor no peito, falta de ar, dificuldade para respirar, pele azulada ou arroxeada.
Esse medicamento raramente pode causar doença hepática grave, problemas no sangue ou nos nervos, informe imediatamente o seu médico se algum dos sintomas ocorrerem: amarelamento dos olhos e pele, batimentos cardíacos irregulares, fraqueza muscular, urina muito escura.
O uso desse medicamento por períodos prolongados pode resultar em candidíase oral ou vaginal. Contate o seu médico se notar manchas brancas na boca ou alteração do corrimento vaginal ou sintomas novos.
Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais. Se notar qualquer sintoma diferente, contate o seu médico.