A nistatina é um antifúngico que funciona impedindo o crescimento de fungos.
Para Que Serve a Pomada Nistatina
A pomada nistatina é usada para tratar a candidíase vaginal.
Leia Mais:"Metronidazol: Para Que Serve e Como Usar".
Composição da Pomada de Nistatina
Cada 4g de creme contém:
- nistatina:100.000U.I.
- excipientes q.s.p.: 4g (cloreto de benzalcônio, metilparabeno, propilparabeno, cera emulsificante não iônica, borato de sódio, metabissulfito de sódio, edetato dissódico e água).
Como Usar a Pomada Nistatina
Leia as instruções da bula e use esse medicamento conforme indicado pelo seu médico e se tiver alguma dúvida converse com o seu médico.
Encaixe o aplicador no tubo da pomada, preencha de pomada o aplicador. Tire o aplicador e feche a pomada. Para aplicar a pomada, agache ou deite de costas, e coloque o aplicador na vagina delicadamente, empurre lentamente o êmbolo com o dedo até o final, entrando assim, toda a pomada na vagina. Descarte o aplicador.
A dosagem geralmente é uma dose diária e a duração do tratamento dependerá do tipo de infecção e gravidade a ser tratada.
Informe o seu médico se a sua condição persistir após duas semanas de tratamento ou se piorar a qualquer momento.
Contraindicações da Pomada Nistatina
A nistatina creme vaginal deve ser usada apenas para tratamento vaginal. Caso ocorra irritação ou hipersensibilidade, nistatina deve ser suspenso.
Esse medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, sem orientação do médico.
Efeitos Colaterais da Pomada Nistatina
Podem ocorrer irritação ou vermelhidão na pele. Se algum desses efeitos colaterais persistirem ou piorarem, informe o seu médico. Essa não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar algum sintoma diferente, informe o seu médico.