O Que São Inibidores de Agregação Plaquetária?
Inibidores de agregação de plaquetas ajudam a prevenir coágulos de sangue perigosos que podem causar problemas como ataque cardíaco ou derrame. Estes medicamentos são utilizados apenas quando há uma chance maior do que o normal que esses problemas possam ocorrer. Não tome aspirina para prevenir coágulos de sangue a menos que seu médico tenha dito o contrário.
Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.
Não dê um medicamento que contém aspirina ou outros salicilatos a uma criança ou adolescente com sintomas de uma infecção por vírus, especialmente gripe ou catapora, a menos que seja receitado pelo médico do seu filho.
Se estiver tomando este medicamento sem receita médica, leia e siga todas as precauções no rótulo.
Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...
- É alérgico a algum medicamento, prescrito ou não.
- Estiver grávida ou se planeja engravidar durante o uso deste medicamento.
- Estiver amamentando.
- Está tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não.
- Tiver outros problemas médicos; ou está em uma dieta baixa em sódio.
Posologia
Tome este medicamento somente como orientado, uma dose maior pode aumentar a possibilidade de sangramento ou outros efeitos colaterais graves, sem aumentar os benefícios. Não vai funcionar corretamente se tomar menos do que o indicado.
Tome aspirina com alimentos (exceto as cápsulas ou entérico comprimidos revestidos) e um copo cheio de água para reduzir a irritação no estômago.
Ticlopidina deve ser tomado com alimentos. Isso ajuda o medicamento a ser absorvido pelo corpo. Ela também pode reduzir a possibilidade de irritação no estômago.
Dipiridamol funciona melhor quando tomado com um copo de água, pelo menos, 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. No entanto, para reduzir a irritação do estômago, o médico pode orientar que seja tomado com comida ou leite.
Se você esquecer uma dose deste medicamento, deve tomá-la assim que possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, salte a dose esquecida e retome seu esquema posológico regular. Não tome doses duplas.
Para guardar este medicamento:
Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Não guarde medicamentos desatualizados ou medicamento não mais necessários. Certifique-se de que está descartado qualquer medicamento fora do alcance das crianças.
Leia também: "Por Que se Formam os Coágulos no Sangue?".
Precauções
Em caso de cirurgia seu médico ou dentista deverá ser avisado que está tomando esta medicação.
Este medicamento pode aumentar o risco de hemorragias graves. Se você precisar de uma operação ou alguns tipos de trabalho odontológico, pode ser necessário interromper o tratamento de cerca de 10 dias a 2 semanas antes.
Se estiver tomando ticlopidina, é muito importante que sejam feitos exames de sangue antes de iniciar a terapêutica com ticlopidina e sejam repetidos a cada 2 semanas, pelo menos durante os primeiros 3 meses de tratamento. Cuidado para não perder nenhum destes testes. São necessários para detectar certos efeitos secundários.
Tomar aspirina ou outros medicamentos para a artrite, dor ou febre, ao tomar esta medicação pode aumentar a probabilidade de efeitos indesejados. Pergunte ao seu médico o que fazer para essas condições.
O tratamento com inibidores da agregação de plaquetas pode causar hemorragias graves após uma lesão. Pergunte ao seu médico se você deve evitar certas atividades, e contate o seu médico imediatamente se ferido. Não pare de tomar este medicamento por qualquer razão, sem primeiro consultar com o médico.
Depois de parar de tomar aspirina ou ticlopidina, a possibilidade de sangramento pode continuar por 1 ou 2 semanas. Continue a seguir as mesmas precauções que se seguiram, quando estava tomando este medicamento.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico - formação de bolhas, ou afrouxamento da pele, lábios ou nas mucosas (o revestimento das cavidades úmidas do corpo humano, incluindo a boca, lábios, dentro do nariz, ânus e vagina - apenas com ticlopidina), sangue em seus olhos, sangue na urina, fezes com sangue ou negras, áreas de contusão ou roxas na pele, tosse com sangue, diminuição do alerta, dificuldade para engolir, falta de ar, dificuldade para respirar ou respiração ruidosa (somente com a aspirina), tonturas, dores de cabeça (grave), febre, calafrios e dor de garganta (com apenas ticlopidina), dor ou inchaço nas articulações;hemorragias nasais, paralisia, ou problemas de coordenação, pequenas pintas vermelhas na pele, ou feridas, úlceras ou manchas brancas na boca (só ticlopidina), lesões de pele vermelha, muitas vezes com um centro de roxo (apenas ticlopidina), pele grossa ou escamosa (com apenas ticlopidina), a gagueira ou dificuldade de fala, no peito (só aspirina ou dipiridamol), excepcionalmente forte sangramento ou exsudação de cortes ou feridas, excepcionalmente forte sangramento menstrual ou inesperados, vômitos de sangue ou de material que se parece com borra de café.
Outros efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico - dor, cólica abdominal ou queimação ou dor de estômago (grave), dor nas costas ou no peito, febre sem outros sinais de infecção (aspirina só); rubor, toque ou zumbido nos ouvidos, erupções cutâneas, urticária ou comichão, olhos ou pele amarela.
Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns pacientes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.