O carvão ativado é amplamente utilizado, como remédio, desde épocas remotas, para diferentes transtornos relacionados à saúde, mas existem algumas contraindicações e possíveis efeitos colaterais que você deve estar ciente. Vamos começar nos perguntando: o que é, de fato, o carvão ativado?
O carvão ativado é uma forma de carbono que foi processada para diminuir o tamanho dos poros e aumentar a área de superfície, além de fornecer uma carga negativa na substância. Pode ser feito a partir de diversas substâncias, mas geralmente é uma ou uma combinação de cascas de coco, ossos de azeitona, carvão de ossos, turfa ou serragem, entre outros.
Basicamente, esta substância está destinada a capturar toxinas e resíduos, sem ser absorvida ou decomposta pelo organismo. Nesse ponto, o carbono pode passar através do corpo e ser excretado como resíduo. O carbono ativado geralmente vem na forma de:
- Pó
- Comprimidos
- Cápsulas
- Suspensões líquidas
A forma em pó de carvão ativado pode ser misturada em qualquer quantidade de produtos, incluindo a pasta de dente.
Leia também: "Remédios Caseiros Para Intoxicação Alimentar".
Benefícios do Carvão Ativado
Os benefícios mais importantes do carvão ativado incluem sua capacidade de clarear os dentes, melhorar a saúde bucal, curar a ressaca, melhorar a saúde da pele, reduzir a inflamação e melhorar a função cardiovascular, entre muitos outros.
- Clareamento dos dentes. Usar carvão ativado para clarear os dentes é bastante popular, já que pode absorver muitas micropartículas e toxinas na boca que podem causar cáries, mau hálito e outras doenças bucais comuns.
- Inchaço. Durante o processo digestivo, pode haver alguns subprodutos do metabolismo que podem causar flatulência e inchaço. Ao usar o carvão ativado após uma refeição grande, você pode diminuir a quantidade de inchaço e cãibras que pode sentir.
- Ressaca. Quando você bebe muito álcool, o acúmulo de toxinas no seu corpo aumenta bastante, o que pode provocar os sintomas de uma ressaca. No entanto, beber uma suspensão de carvão ativado pode ajudar a acelerar a liberação dessas toxinas e fazer com que as suas ressacas sejam um pouco mais leves.
- Saúde cardiovascular. Vários estudos descobriram que o uso regular de carvão ativado ajuda a reduzir os níveis de colesterol em geral e pode elevar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom). Isso pode reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames cerebrais e doenças coronárias.
- Eliminação de veneno. No uso tradicional, o carvão ativado era usado frequentemente para aliviar o envenenamento nos momentos posteriores a ingestão de uma toxina. Se tomado com a suficiente rapidez, acredita-se que este carbono pode absorver o veneno antes que possa ser digerido ou entrar na corrente sanguínea, evitando assim uma dose potencialmente mortal.
- Antienvelhecimento. As toxinas e as substâncias químicas que permanecem no corpo inevitavelmente causarão inflamação e tensão no sistema imunológico. Desta forma, o carvão ativado age como um antioxidante e protege o corpo desse estresse crônico, que pode prevenir rugas, manchas e manchas de idade.
- Limpeza digestiva. O carvão ativado é um complemento ideal para uma dieta de limpeza digestiva, já que deixará de agregar mais toxinas ao seu sistema, ao mesmo tempo em que também ajuda a eliminar as que já estão presentes.
- Saúde do cabelo. Os estudos descobriram que usar o carvão ativado topicamente no cabelo e no couro cabeludo, na forma de máscara, pode extrair toxinas e resíduos do cabelo que fazem com que o cabelo pareça liso ou oleoso, enquanto ajuda a prevenir a perda de cabelo e a caspa.
- Função renal. Os rins são um componente chave nos processos de desintoxicação do corpo e, quando se trata da saúde dos rins, o uso desse carvão ativado pode reduzir suas possibilidades de doença renal.
- Inflamação. Quando aplicado topicamente sobre a pele, particularmente sobre as picadas de insetos, o carvão ativado pode reduzir a inflamação e prevenir infecções.
Leia também: "Dor de Estômago: Causas e Tratamentos".
Usos do Carvão Ativado na Casa
O carbono ativado tem muitos usos e aplicações. Alguns dos mais populares incluem:
- Limpeza de moldes.
- Purificador de ar.
- Eliminar a síndrome do odor de peixe.
Dosagem Recomendada do Carvão Ativado
Se você deseja começar a usar carvão ativado, é importante que apenas o consuma em doses seguras sob supervisão médica. Dependendo da finalidade da utilização desta substância, a sua dose pode ser diferente.
- Comprimido/cápsula: para fins gerais, os adultos não devem consumir mais de 250 mg na forma de cápsula ou comprimido.
- Líquido: quando se consome esta substância em suspensão líquida, a dose pode variar entre 25 e 50 gramas.
Quando usado para a eliminação de veneno, a dose será consideravelmente maior.
Contraindicações e Efeitos Colaterais do Carvão Ativado
Embora esta substância possa ser muito benéfica para a saúde geral, existem alguns possíveis efeitos colaterais a serem considerados, como:
- Problemas de estômago.
- Descoloração da sua língua.
- Constipação.
- Vômito.
Lembre-se de usar o carvão ativado, de forma interna, com moderação.