O principal sinal de gravidez é a ausência de menstruação, mas esta não é uma regra que se aplica a 100% das mulheres, já que muitas desconhecem o seu estado, porque menstruam durante o primeiro trimestre da gravidez.
Esta é uma situação rara, mas que ocorre em 30% das mulheres grávidas. Às vezes, as mulheres têm perda de sangue e hemorragias vaginais leves nas primeiras etapas da gestação.
Saiba Mais Sobre a Menstruação na Gravidez
Na maioria dos casos ocorre durante o primeiro mês, já é muito mais raro que passe durante o segundo e terceiro, mas não impossível. Cabe destacar que, no entanto, esta perda de sangue não é muito semelhante ao período menstrual, na realidade é algo muito diferente.
A menstruação é gerada quando o óvulo não é fertilizado, por isso, no endométrio vão se desprendendo as paredes uterinas.
No caso de uma concepção, são liberados sinais que impedem este processo, para que o embrião possa se aninhar e ter um ambiente saudável.
Os níveis de certos hormônios aumentam, o útero se prepara para abrigar o bebê e protegê-lo.
Leia também: "Saiba o Que Pode Ser o Sangramento Durante a Gravidez".
No caso das mulheres grávidas que têm períodos menstruais regulares, o corpo está eliminando a membrana uterina encarregada de abrigar o bebê.
Hemorragia Decidual
A perda de sangue que ocorre durante a gravidez e é semelhante à menstruação é chamada de hemorragia decidual. Isso ocorre porque os hormônios estão desequilibrados e por isso se desprende o endométrio, como dissemos antes, costuma acontecer nos primeiros estágios da gravidez, quando ainda não está completamente aderido à placenta.
Apesar das hemorragias deciduais não serem perigosas para a mãe ou o bebê, podem se tratar de outra coisa e ser um sinal de complicações relacionadas com a gravidez.
A perda de sangue sempre deve ser controlada pelo médico, e ainda mais se são muito abundantes e dolorosas. Nesses casos, a consulta deve ser imediata.