As fissuras anais são rupturas na área do ânus. Afeta todas as idades, mas é mais comum em lactantes, crianças jovens e adultos com mais de 60 anos. Ela afeta mais mulheres do que homens.
Quais os Sintomas da Fissura Anal?
Causam uma dor muito intensa ao defecar, costumam estar acompanhadas de sangramento e uma ardência, que podem durar horas depois de ir ao banheiro. Por vezes, podem ser acompanhadas por hemorroidas.
Por Que Ocorre uma Fissura Anal?
As fissuras anais se produzem principalmente em pessoas jovens, embora em qualquer idade seja possível sofrer. Podem ser produzidas por casos de hemorroidas, diarreia, constipação ou uma dieta pobre em fibras. Quanto mais as fezes permanecem nos intestinos, mais se tornam duras e ao expulsá-las podem se produzir feridas que conhecemos como fissuras.
Tratamento Para Fissura Anal
Quase todas as fissuras conseguem ser curadas com tratamentos caseiros e uma boa dieta. Embora existam alguns casos que são conhecidos como fissuras crônicas, as quais exigem intervenção cirúrgica para resolver o problema.
Faça Banho de Assento
A maioria cura dentro de alguns dias ou semanas, dependendo da gravidade. Depois de ir ao banheiro recomenda-se fazer banhos de assento com água morna durante 10 a 15 minutos, isso ajuda muito a aliviar a dor e a ardência que ocorre após ir ao banheiro.
Consuma Fibras
Nesses dias, o mais recomendado é manter uma dieta baixa em farinhas e rica em fibras. A fibra pode ser encontrada nas verduras, como: alface, cenoura crua, espinafre, lentilhas, feijão. E frutas como: manga, mamão, maçãs, peras, pêssegos, tangerinas.
Matenha-se Hidratado
Lembre-se de tomar no mínimo 8 copos de água por dia.
Faça Caminhadas
Também é recomendável sair para caminhar por meia hora, no mínimo, todos os dias para regular o trânsito intestinal.
Procure um Médico
Existem cremes ou pomadas no mercado, especialmente para estes casos que ajuda a curar mais rapidamente, mas, primeiro, é bom consultar um especialista, se você não vê mudanças com o tratamento caseiro.