A sibutramina é usada junto com uma dieta hipocalórica em pessoas que estão muito acima do peso para ajudá-los a perder peso e prevenir contra a recuperação do peso perdido.
Para Que Serve a Sibutramina
A sibutramina age inibindo a recaptação de certos hormônios, como noradrenalina, serotonina e dopamina. Isso resulta em maior termogênese e, portanto, acontece a perda de peso. O uso da sibutramina no tratamento para emagrecer pode ter alguns efeitos colaterais que devem ser levados em conta. A ocorrência destas reações adversas acontece quando o tratamento está no primeiro mês de consumo.
Embora durante algum tempo tenha sido considerado um medicamento eficaz para tratar a obesidade, hoje em dia é considerado um medicamento com muitos efeitos colaterais e contraindicações que podem afetar a saúde.
Os remédios para emagrecer devem ser considerados uma das ferramenta para perda de peso e não como uma peça central de um tratamento de emagrecimento. O importante é aprender a comer para evitar ter que confiar neste tipo de medicação. Afinal de contas não podemos ter a vida mudada pelo fato deste ou de qualquer outro tipo de medicamento para emagrecer. Converse com o seu médico ou nutricionista sobre as suas opções.
Composição da Sibutramina
Cada cápsula de 10 mg contém:
- cloridrato de sibutramina monoidratado: 10,568mg.
- excipientes: estearato de magnésio, dióxido de silicio e lactose monoidratada.
Cada cápsula de 15 mg contém:
- cloridrato de sibutramina monoidratado: 15,854mg.
- excipientes: estearato de magnésio, dióxido de silicio e lactose monoidratada.
Como Tomar Sibutramina
Leia atentamente a bula desse medicamento e qualquer dúvida converse com seu médico. Tome esta medicação exatamente como prescrito pelo seu médico. Enquanto estiver tomando sibutramina siga uma dieta de calorias reduzidas, de acordo com o conselho do seu médico ou nutricionista.
Este medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos, com o estômago cheio ou vazio. Mas se o seu médico falar para tomar de uma certa forma, tome exatamente como prescrito.
Se você esquecer uma dose deste medicamento, tome-a logo que possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e retome ao seu esquema posológico regular. Nada de doses duplas.
A dose padrão recomendada de sibutramina é uma vez por dia, geralmente pela manhã antes da sua primeira refeição. O tratamento geralmente é iniciado com um comprimido de 10 mg dia. No entanto, seu médico poderá aumentar a dose para 15 mg, dependendo da eficácia do medicamento em seu corpo e também na sua tolerância a sibutramina.
A dose pode também ser reduzida para 5 mg se o tratamento 10 mg não é bem tolerado pelo seu organismo. Em qualquer caso, não altere a dosagem de sibutramina sem primeiro consultar o seu médico.
Efeitos Colaterais do Sibutramina
Embora este medicamento deva ser prescrito por um médico, foram feitas diferentes revisões que encontraram que o dito medicamento teria muitos efeitos colaterais e contraindicações. Tanto é assim que, nos últimos anos, este medicamento se encontra proibido em alguns países.
- Efeitos sobre o sistema cardiovascular: aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, aumento do risco de sofrer eventos cardiovasculares e morte súbita.
- Efeitos colaterais neurológicos: boca seca, insônia, tontura, nervosismo, ansiedade e depressão.
- Efeitos colaterais digestivos: anorexia, constipação, náuseas, dispepsia, gastrite, flatulência e elevação das transaminases, fosfatase alcalina e bilirrubina (parâmetros que indicam problemas de fígado e vesícula biliar).
- Efeitos colaterais respiratórios: rinite, faringite, sinusite, tosse e dispneia.
- Efeitos colaterais urogenitais: infecção do trato urinário e distúrbios menstruais.
- Efeitos colaterais sobre a pele: sudorese, herpes simplex, acne e prurido.
- Outros efeitos colaterais: convulsões, problemas renais, e problemas com a coagulação do sangue.
- Em pacientes com histórico de doença cardiovascular, tais como isquemia, doença cerebrovascular, arritmias, etc.
- Em pacientes que fazem tratamentos antidepressivos.
- Em pacientes com histórico de convulsões.
- Em pessoas com glaucoma.
- Em pacientes com problemas hepáticos e/ou renais.
- Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
- Menores de 16 anos.
São muitos os efeitos colaterais apresentado por esse medicamento, de modo que também é importante conhecer em que casos é contraindicado.
Contraindicações do Uso de Sibutramina
Portanto é importante priorizar a saúde sobre a estética. Seja cauteloso e não se automedique.