A cetose é um estado do metabolismo que ocorre quando o organismo começa a utilizar a gordura corporal como energia e a vai eliminando, de modo que perdemos peso.
A cetose se produz quando em nossa dieta existe um déficit de carboidratos, o qual por regra geral é substituído por proteínas ou gorduras. Como todos sabem, a principal fonte de energia do organismo são os carboidratos e, portanto, se não os consumimos, o corpo precisará de outra fonte de energia, por isso começará a consumir a gordura que temos acumulada, reduzindo o peso corporal significativamente.
O estado de cetose pode ser produzido pelo mencionado anteriormente como déficit parcial ou total de carboidratos, como, por exemplo:
Dietas com poucos carboidratos: são as dietas que substituem os carboidratos pelas gorduras e proteínas, já que a dieta de uma pessoa é praticamente composta por estes três macro-nutrientes.
Dietas hipocalóricas, ou seja, que fornecem pouca energia: essas dietas são as mais comuns entre as pessoas que querem perder peso, pois contém carboidratos, mas em quantidades muito pequenas.
Então, vamos discutir os benefícios e as desvantagens da cetose.
Os efeitos benéficos de dieta com poucos carboidratos:
- O mais benéfico de cetose é que usa a gordura corporal como energia, ou seja, perdemos gordura e, portanto, também reduzimos o nosso peso corporal.
- Não apenas perdemos gordura ao ser consumida pelo organismo em forma de energia, também a descartamos do corpo através da urina por não ter que usar as cetonas do organismo.
- O estado de cetose faz com que algumas pessoas percam o apetite, portanto, também consumirá menos alimentos.
- A cetose reduz os níveis de insulina, portanto, fará com que os hormônios com onda do crescimento sejam ativados, provocando o crescimento muscular.
Os efeitos negativos de uma dieta com poucos carboidratos:
- Durante o processo da dieta para obter o estado de cetose do corpo, enquanto você está se acostumando com a carência de carboidratos, estará mais cansado. Isto será assim até que o organismo comece a consumir gordura.
- Nas dietas onde se usam as gorduras em detrimento dos carboidratos, a elevada composição de lípidos no sangue, pode causar um aumento no colesterol, embora existam algumas pessoas que neste tipo de dieta reduzem os níveis de colesterol.
- Neste tipo de dieta, são deixados de lado outros micronutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, sendo estes importantes para o organismo, por isso é recomendado tomar um suplemento multivitamínico ou consumir pelo menos uma vez por dia alimentos ricos em fibras.
- Não é aconselhável ultrapassar 3 meses de duração nesses tipos de dieta, porque, eventualmente, podem ser negativas para a saúde.