Você excedeu com a comida ou a bebida neste Natal? Contamos-te como você pode recuperar o seu bem-estar com uma dieta de desintoxicação.
Durante o Natal muitas vezes cometemos excessos tanto com a comida como com a bebida, fazendo com que o organismo sofra um pouco. Para se recuperar, nada melhor do que um plano de refeições que depure o organismo e ajude na perda dos quilos extras que você ganhou.
Cardápio Dietético
Os excessos na festa de Natal e Ano Novo podem ser resolvidos com uma dieta adequada, deixando que o organismo se recomponha. Os nutricionistas aconselham uma dieta chamada "dieta leve" composta por vegetais cozidos no vapor, arroz, peixe assado, frutas e iogurte, que melhoram a flora intestinal, são essenciais para a dieta.
Um bom plano de dieta deve permitir comer de forma saudável e equilibrada dando ao organismo os nutrientes necessários. Algumas orientações básicas e imprescindíveis são:
- Comer pelo menos cinco vezes por dia.
- Evitar dietas dissociadas.
- Comer pouca carne e preferir os peixes.
- Tomar infusões que sejam depurativas e ajudem na digestão.
- Beba muita água.
- Realizar atividade física.
- Frutas para desintoxicar
Quanto às frutas pode ser o abacaxi que é uma grande ajuda para a digestão ou as uvas que têm poder depurativo. Além disso, você pode seguir por um dia uma dieta de frutas, verduras e sucos naturais.
As melhores frutas para este tipo de dieta depurativa são uvas, morangos, abacaxi, mamão, toranja, laranja e maçã, você deve escolher uma delas para realizar a dieta de um dia e entre as verduras as de maior poder depurativo erva-doce e aipo, você pode adicionar cenoura, acelga, espinafre e alho-poró.
Leia também: "10 Alimentos Depurativos Naturais".
Devem ser consumidas cruas ou cozidas com um pouco de azeite de oliva e para os lanches você pode tomar sucos de frutas ou de verduras.
Seguir uma dieta como esta é essencial, se você deseja continuar em forma adote um plano de alimentação equilibrada e saudável, evitando as chamadas "dietas milagrosas" por trata-se de mudar os hábitos alimentares.