Se você tem diabetes sabe que a insulina desempenha um papel vital para regular sua condição. Para que a insulina tenha o efeito desejado, você deve administrá-la na dose correta. No entanto, em ocasiões o cálculo pode falhar ou pode ser que outros fatores, como não comer ou fazer exercício tenham influência em sua absorção e o resultado seja uma overdose de insulina. Saiba em que consiste, quais são os sintomas e o que fazer em caso de sofrer uma overdose de insulina.
Então, pensar que você pode sofrer uma overdose de insulina pode soar como algo que não teria porque acontecer se você sabe exatamente a dose que deve administrar e se você estiver acompanhado de perto pelo seu médico. No entanto, poderia acontecer nos seguintes casos:
- Se você estiver usando um novo dispositivo ou não consegue ler bem ou interpretar a dose que deve usar.
- Embora você injete a quantidade especificada, você injeta o tipo errado de insulina. Por exemplo, se você usa "X" número de unidades de insulina de ação prolongada e injetar esse mesmo número de unidades de insulina de ação rápida. Isso pode acontecer com frequência.
- Se você injeta a insulina e não come depois de injetar. Isso pode causar que o açúcar no sangue seja reduzido para níveis perigosos.
- Quando você injeta a quantidade certa, mas o faz em uma perna ou um braço justamente antes de fazer exercício. Lembre-se que o exercício afeta a absorção de insulina e mais se injetar em um lugar que vai ser exercitado.
Se chegar a acontecer uma overdose de insulina, então você sofrerá uma diminuição dos seus níveis de glicose no sangue. Este fenômeno se conhece como hipoglicemia. Os sintomas não demoram. Você pode experimentar:
- Fadiga ou cansaço.
- Irritabilidade.
- Muita fome.
- Ansiedade.
- Confusão.
- Suores frios.
- Tremores nas mãos.
Quando a glicose (açúcar) no sangue cai para níveis exagerados, é perigoso porque você pode sofrer convulsões e perda de consciência (desmaio).
Leia também: "Hipoglicemia: Remédios Caseiros para Hipoglicemia".
Então, se você perceber esses sintomas, deve agir imediatamente. O que você pode fazer se você acha que está sofrendo de uma overdose de insulina?
Em primeiro lugar, você deve verificar o seu nível de açúcar no sangue. Se confirmar que está abaixo de 70 mg/dl faça o seguinte:
- Coma algo que contenha carboidratos. Tome meia xícara de suco de frutas adoçado ou metade de um copo de refrigerante regular. Comer um doce também serve.
- Descanse.
- Depois de 15-20 minutos de comer ou beber, verifique novamente sua glicemia. Se você notar que ainda está baixa, novamente coma ou beba algo que eleve rapidamente o açúcar no sangue (15 gramas de carboidratos).
- Observe se os sintomas permanecem.
Se depois de tiver feito tudo que foi mencionado você se sente mal, procure um médico imediatamente.
É muito importante procurar manter o nível de açúcar próximo do normal, mas assim como não é bom ter o açúcar elevado no sangue (hiperglicemia), quando se produzem episódios de hipoglicemia por excesso de medicamento para a diabetes ou por overdose de insulina também é perigoso. Se você tiver dúvidas sobre a sua dose ou tipo de insulina que deve usar para controlar seu diabetes, consulte o seu médico para evitar uma overdose de insulina.