A urticária é o aparecimento de lesões cutâneas com eritema (vermelhidão), formação de erupções cutâneas (pele pálida elevada), e prurido, que podem ocorrer localmente ou amplamente por todo o corpo, fator cujas colmeias são estímulos físicos, frio, calor, arranhões, pressão, o grupo que é chamado de urticária física. Constituem a maioria das urticárias crônicas que têm causa desconhecida.
Características Especiais
- São clinicamente mensuráveis ou quantificáveis.
Tendem a ser imediatas, início em minutos e uma hora depois tendem a desaparecer.Como exceção temos urticária de pressão tardia.
Na maioria dos casos estão localizadas no sítio de estimulação.
Geralmente aparecem em adultos e jovens, com preferência para o sexo feminino.
A etiologia ou a causa é desconhecida, embora tenha algumas associações com outras doenças. Há uma maior incidência de atopia pessoal ou familiar. Alguns têm uma base genética ou familiar, a maioria é de transmissão autossômica dominante.
Angioedema
- Pode ocorrer em urticária ao frio, pressão, vibração e, mais raramente, no colinérgica.
Tratamento de Urticária Física
Em geral, você deve evitar os fatores desencadeantes.
Como tratamento são usados medicamentos anti-histamínicos de segunda geração (loratadina, cetirizina, ebastine, mizolastina, fexofenadine), caso não haja melhora é usado a primeira geração a hidroxizina, ou um efeito antidepressivo na urticária como doxepin.
A urticária de pressão só responde aos corticosteroides.