A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune e uma das formas mais comuns de hipotiroidismo. É causada pela inflamação da tireoide e dado que é uma doença autoimune, o corpo ataca a tireoide como se fosse tecido estranho.
Embora sua causa seja desconhecida, está associada com doenças como diabetes e doença celíaca e é de cinco a dez vezes mais comum em mulheres do que em homens.
Sintomas de Tireoidite de Hashimoto
Os sintomas são muito semelhantes aos do hipotireoidismo em geral, e a medida que piora a doença se tornam mais evidentes, como fadiga, sonolência excessiva, ganho de peso, depressão, intolerância ao frio, pele e cabelos secos, constipação, aumento do colesterol, cãibras musculares, inchaço das pernas e diminuição da concentração.
Em estados mais avançados de hipotireoidismo existe uma redução da frequência cardíaca e da temperatura corporal, inchaço em torno dos olhos, insuficiência cardíaca; em ocasiões, o paciente pode chegar a um estado de coma, devido a um hipotireoidismo grave e precisará de hospitalização imediata.
Se o hipotireoidismo não for tratado, pode levar a sofrer uma cardiomiopatia –aumento de tamanho do coração -, agravamento da insuficiência cardíaca e derrame pleural – acumulação de líquido ao redor dos pulmões. Alguns pacientes com tireoidite de Hashimoto podem sofrer uma fase de hipertireoidismo, onde existe uma inflamação da tireoide, produzindo opressão da garganta e dificuldade para engolir, devido à compressão do esôfago, aparecimento de bócio na parte frontal da garganta.
Serão necessários medicamentos para substituir os hormônios da tireoide. Existem dois hormônios da tireoide: T3 e T4 e a substituição de um ou ambos os hormônios pode aliviar os sintomas causados pela tireoidite de Hashimoto. Sem medicação, há muito pouca chance de que a tireoide seja capaz de manter os níveis hormonais dentro da faixa normal, e os sinais e sintomas de hipotireoidismo pioram.
Para mais informações, não deixe de conferir o artigo "Hipotireoidismo: O Que É, Causas, Sintomas e Tratamento".