À leucemia se caracterizada pela proliferação anormal de algum tipo de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue e pode ser aguda ou crônica.
As agudas se caracterizam por sua rápida evolução e, dependendo do tipo de leucócitos que se encontra elevado, podemos distinguir entre a leucemia linfoblástica aguda e leucemia mie-loblástica aguda.
Na primeira predominam os linfoblastos, que são os precursores dos linfócitos, e na mielo blástica abundam os mieloblastos, células que ao amadurecer dão origem as células mieloides.
As leucemias crônicas têm uma evolução muito lenta, e nelas proliferam células mais maduras do que nas agudas. Na leucemia linfocítica predominam os linfócitos, enquanto que na mielocítica o fazem os mielócitos. A maioria dos casos de leucemia corresponde aos quatro tipos acima.
Não se conhece a causa da maior parte das leucemias. Suspeita-se que algumas podem ser causadas por vírus, embora ainda não tenha sido possível identificar precisamente o vírus responsável.
Às vezes, a leucemia se deve à lesão da medula óssea por radiações (raios-X, explosões nucleares) ou envenenamento (benzol). Também as anomalias genéticas podem desempenhar um papel no desenvolvimento desta condição.
Os sintomas dependem do tipo de leucemia, mas alguns são comuns a todos elas. Em geral, o paciente se encontra pálido e cansado. Podem ter gânglios linfáticos aumentados de tamanho, febre, perda de peso e de apetite, dificuldade para respirar, e sofrer infecções persistentes e repetidas, assim como frequentes hemorragias.
É importante observar que, ao contrário da crença popular de que esta doença apenas afeta a infância e a primeira juventude, a leucemia pode se apresentar em qualquer idade. Inclusive existe um tipo de leucemia, a chamada linfocítica crônica, que quase nunca é sofrida pelas crianças e que é muito rara antes dos 40 anos. No entanto, outra forma da doença, a denominada linfoblástica aguda, que é a mais comum, quase sempre ocorre em crianças e adolescentes e constitui o câncer mais frequente na infância.
Leia também: "Leucemia: Sintomas e Tratamentos".
Remédios Caseiros para Leucemia:
- Lave bem 500 gramas de raízes frescas de bardana maior cortada em rodelas e ferva-as em 2 litros de água até reduzir para 1 litro, coe, despeje o líquido obtido sobre: 20 gramas de raízes de genciana. Cubra e deixe em infusão durante 1 hora, coe e divida em 8 partes para tomar em 4 dias, na razão de 2 vezes por dia, durante 16 dias consecutivos, descanse 6 dias e volte a tomar por 16 dias, ou seja, 32 dias.
- Deixe ferver 50 gramas de folhas frescas de brotos macios de urtiga menor durante 10 minutos em 1 litro de água e, em seguida, adicione 40 gramas de trevo de água. Deixe ferver novamente durante 5 minutos, coe e divida em 8 partes para tomar em 4 dias, na razão de 2 vezes por dia, durante 8 dias consecutivos, descanse 4 dias, 4 vezes seguidas, ou seja, 32 dias no total.
- Ferva durante 10 minutos em 1 litro de bom vinho tinto 50 gramas de trevo de água e 20 gramas de raízes de genciana, ao qual deve se adicionar mel, coe e reserve na geladeira, tome 4 colheres de sopa deste vinho 2 vezes por dia, 5 minutos antes da refeição do meio-dia e de noite, todos os dias, até terminar o preparado, tome 3 preparados consecutivos, intercalando alguns dias de descanso entre cada um deles.
- Ferva um punhado de trevo de água em 2 litros de água por 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Coe e despeje em um recipiente suficientemente grande para que possam estar os pés e tome um banho de pés durante 15 minutos.
- Consuma, regularmente todos os dias, farinha de trigo sarraceno, seja na sopa ou mingau, pela manhã, como café da manhã, 1 colher de sopa rasa de farinha por xícara de líquido: caldo de carne, leite ou metade água, metade leite, aqueça mexendo até ferver, deixe cozinhar por alguns minutos, adicione um pouco de sal, um pequeno pedaço de manteiga e açúcar a gosto.
- Coloque em um liquidificador um punhado de amora-preta, uma pitada de alcachofra e adicione 1 copo de leite de soja. Misture por alguns instantes. Tome este suco diariamente.
- Consuma abacate diariamente. Segundo pesquisas realizadas, o abacate poderia combater a leucemia especificamente do tipo mieloide aguda. Isto porque um composto do abacate, ataca e destrói exclusivamente as células cancerosas, deixando as outras intactas.
Recomendações: Consuma beterraba, já que está indicada não apenas em leucemia, mas também em casos de anemia perniciosa e todas as doenças relacionadas com o sangue. Serve para fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda a rápida regeneração do doente. Uma das maneiras que você deve consumi-la para estas condições é crua.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.