À doença celíaca consiste em uma reação inflamatória causada pela intolerância ao glúten (proteína que se encontra no trigo, cevada e centeio), que afeta principalmente a mucosa do intestino delgado, o que dificulta a absorção de nutrientes.
É sofrida por indivíduos geneticamente predispostos, e geralmente se manifesta na infância, mas pode permanecer em silêncio até a adolescência ou se manifestar já na idade adulta.
Sintomas mais Comuns da Doença Celíaca:
- Diarreia crônica ou fezes soltas.
- Dispepsia ou desconforto digestivo.
- Náuseas.
- Dor e inchaço abdominal.
- Anemia.
- Perda de apetite e de peso (especialmente em crianças).
- Depressão e distúrbios do sono.
- Hiperatividade (no caso de crianças).
- A pessoa que sofre deste tipo de doença experimenta melhora ao eliminar da sua dieta o glúten.
No entanto, às vezes, essa eliminação não é fácil, já que o glúten é um ingrediente amplamente utilizado para a elaboração industrial de diferentes alimentos.
Leia também: "Dicas Para Melhorar A Qualidade De Vida Do Celíaco".
Por isso, é importante que as pessoas com a doença celíaca não consumam os seguintes alimentos que contêm glúten:
- Pão e farinha de trigo, centeio, cevada ou aveia.
- Bolos, tortas, biscoitos e bolachas.
- Pasta e sêmola de trigo.
- Miojo, macarrão e talharim.
- Sopas embaladas em envelopes ou instantâneas.
- Bebidas destiladas ou fermentadas a partir de cereais.
- Aqueles em que sua composição envolve amidos, amidos modificados, féculas, farinhas e proteínas.
- Aqueles elaborados artesanalmente ou não rotulados, onde não é possível verificar a lista de ingredientes.
No entanto, é preciso ter cuidado com os seguintes alimentos que poderiam conter glúten em sua elaboração:
- Salsichas e produtos de carne.
- Queijos fundidos em porções e de sabores.
- Patês diversos.
- Conservas de carne (enlatados).
- Conservas de peixe com diferentes molhos.
- Doces e balas de goma.
- Sorvete.
- Substitutos do chocolate.
- Corante alimentar.
Estes alimentos podem ser consumidos pelos celíacos por não conter glúten:
- Arroz, milho e mandioca e seus derivados.
- Leite.
- Frutas, verduras e tubérculos naturais e frescos
- Carne, peixe e frutos do mar frescos ou congelados, sem adereços.
- Ovos.
- Frutos secos crus, açúcar e mel.
- Alimentos industriais que indiquem claramente no rótulo a ausência de glúten.
.
Leia também: "Novos e Saudáveis Cereais Sem Glúten Para os Celíacos".
Remédios Caseiros para Doença Celíaca:
- Despeje em uma xícara de água que está fervendo 2 colheres de sopa de camomila. Tome após cada refeição. A camomila ajuda quando você tem problemas digestivos causados por esta doença.
- Ferva 1 litro de água que contenha 1 punhado de cavalinha (planta) por 10 minutos. Após esse tempo, cubra e deixe esfriar. Tome ao longo do dia. Este remédio ajuda a desinflamação e fortalece a mucosa intestinal.
- Despeje em uma xícara de água que está fervendo uma raiz lavada e picada de gengibre. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba 1 xícara, pelo menos, uma vez por dia. Este remédio ajuda a desinflamar os intestinos.
- Faça uma infusão com 1 colher de chá de erva seca de valeriana em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 2 xícaras por dia. Este remédio reduz o estresse e os espasmos dos músculos dos intestinos.
- Consumir diariamente soja, a qual é indicada por ser completa em proteínas, e não conter glúten.
Recomendações para Celíacos:
• Procure um especialista, a fim de ter um diagnóstico definitivo, se a pessoa realmente é celíaca ou tem outra condição. Utilizar utensílios de cozinha (para misturar, coar, etc.) exclusivos para os celíacos, se na casa há pessoas que não têm esta doença, a fim de evitar a contaminação com glúten. Inclusive, as superfícies onde os alimentos são preparados sem glúten devem estar em um espaço diferente ou separado do resto dos alimentos com glúten.
• Evite fritar os alimentos sem glúten onde anteriormente foram fritos produtos com glúten. Localizar em um espaço diferente e devidamente rotulado para sua fácil identificação os alimentos sem glúten.
• Leia o rótulo dos produtos alimentares para confirmar que não têm glúten na sua elaboração. Leia o prospecto dos medicamentos, já que alguns poderiam conter glúten.
• Consuma abundantes produtos lácteos. O consumo de cálcio combate o atraso no crescimento em crianças e previne a osteoporose em adultos. É importante olhar bem a composição dos lácteos para garantir que não tenham glúten adicionado.
• Consuma alimentos que combatem a anemia. Devido ao fato de que a doença celíaca pode causar anemia, é importante o consumo de alimentos ricos em ferro, como beterraba e legumes (lentilhas). Esteja alerta com os alimentos importados, já que um mesmo fabricante pode adotar regras diferentes ou usar diferentes ingredientes para um produto que se comercializa com a mesma marca comercial em outro país.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.