A quimioterapia consiste no uso de fármacos para destruir as células cancerígenas, que se caracterizam por um crescimento desordenado e descontrolado, ao contrário das células saudáveis. Em 1945, observou-se que vários militares expostos acidentalmente ao "gás mostarda" apresentavam níveis anormalmente baixos de glóbulos brancos, o que levou os cientistas a refletir sobre a capacidade desse agente para destruir células.

A partir daqui foi introduzido como tratamento de alguns casos de linfomas, iniciando o caminho da quimioterapia no tratamento do câncer. Em comparação com outras opções terapêuticas na abordagem do câncer, a quimioterapia tem a vantagem de que atua em todo o organismo, de modo que pode atacar as células cancerígenas disseminadas além do ponto de origem do tumor.

Remédios Caseiros Para Aliviar a Quimioterapia

No entanto, essa capacidade de agir em todo o organismo, é também a origem da maioria dos seus efeitos secundários: fadiga, náuseas, vômitos, perda de cabelo, anemia, infecções, problemas de coagulação, etc.

No entanto, graças aos avanços científicos, os medicamentos utilizados são cada vez mais seletivos, de modo que destroem mais eficazmente as células malignas com menos efeitos secundários sobre as células saudáveis.

Os agentes usados são vários e são classificados de acordo com o seu mecanismo de ação sobre as células cancerígenas:

  • Agentes alquilantes: atuam diretamente sobre o ADN das células doentes, para evitar que continuem se reproduzindo.
  • Nitrosoureias: atuam de forma semelhante aos agentes alquilantes, dificultando a ação das enzimas encarregadas de reparar o ADN.
  • Antimetabolitos: se combinam com o ADN celular para modificar a estrutura das células, de maneira que estas morrem ao não poder se reproduzir normalmente.
  • Antibióticos antitumorais: alteram a membrana em torno das células e bloqueia o processo de divisão celular.
  • Inibidores da mitose: freiam o processo de reprodução celular e as enzimas que o envolvem.
  • Agentes imunomoduladores: são agentes capazes de estimular o sistema imunológico do paciente para que este seja capaz de reconhecer e atacar as células cancerígenas.
  • Agentes hormonais: aumentam ou diminuem a quantidade de determinados hormônios, limitando, assim, o crescimento dos cânceres que dependem destes hormônios ou que estão inibidos por estes.

Como mencionado acima, a quimioterapia apresenta efeitos secundários que podem ser aliviados mediante remédios caseiros e naturais como os que detalhamos a seguir.

Leia também: "Quimioterapia: Como Prevenir Náuseas e Vômitos".

Remédios Caseiros Para Aliviar a Quimioterapia:

  • Despeje 1 colher de sopa de folhas de framboesa ou amora em 1 xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar, pelo menos, durante 10 minutos. Coe e tomar 2 ou 3 vezes por dia. Este remédio ajuda a combater a diarreia que, por vezes, apresentam as pessoas submetidas à quimioterapia.
  • Despeje 1 colher de sopa de óleo de linhaça no cereal ou no pão do café da manhã. Este remédio permite fortalecer o sistema imunológico e estimular a formação de células sanguíneas.
  • Despeje ½ colher de chá de gengibre em pó em uma xícara de água que está quente e mexa. Tome para aliviar os desconfortos das náuseas produzidas pela quimioterapia.
  • Despeje um punhado de folhas secas de urtiga em 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Coe e beba 3 xícaras por dia. A urtiga devolve o ferro e minerais para o corpo, o que tem efeitos positivos sobre a função renal e evita seu dano como resultado da quimioterapia.
  • Consuma 1 colher de sopa de pólen ou geleia real diariamente, já que estes produtos são ricos em vitaminas, minerais, ácidos e outras substâncias que nutrem o corpo, levanta a sua imunidade, melhora a contagem do sangue, o que em última análise, ajuda o coro submetido à quimioterapia, a funcionar de uma forma mais eficiente e com menos consequências.
  • Faça a ingestão, diariamente, de suco de uva com casca e tudo, já que é uma fruta com propriedades antioxidantes que combate os radicais livres que causam, em grande medida, o aparecimento do câncer.
  • Consuma ½ xícara de brócolis ou repolho por dia em saladas ou suco.
  • Consuma, diariamente, graviola, seja seu suco natural (feito em casa) ou a fruta.

Leia também: "Radiação ou Quimioterapia?".

Recomendações em Caso de Náuseas: Beber líquidos, pelo menos uma hora antes ou após as refeições. Coma lentamente e em pequenas quantidades. Evite alimentos gordurosos ou muitas frituras. Respire profundamente quando começar a se sentir mal. Pratique técnicas de relaxamento, como ioga.

Recomendações Para a Perda de Cabelo Devido à Quimioterapia: Use um shampoo suave, aplique sem esfregar muito o couro cabeludo. Evite corantes, permanentes e outros produtos de cabelo. Seque o cabelo em temperatura suave.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.