A febre amarela ou vômito negro é uma doença aguda e infecciosa causada pelo "vírus da febre amarela". É uma causa importante de doença hemorrágica em muitos países da África e da América do Sul.
Denomina-se febre amarela pela icterícia que afeta alguns pacientes.
Causas da Febre Amarela
A febre amarela apenas ocorre na África, América do Sul, América Central e Caribe. A maioria dos afetados trabalham nas florestas tropicais onde são picados pelo mosquito Aedes aegypti e outros mosquitos que são transmissores da doença.
O Aedes aegypti é abundante em zonas úmidas em torno da água estagnada limpa e apenas pica durante o dia.
Sinais e Sintomas da Febre Amarela
O período de incubação é de 3-7 dias e a duração da doença, se há cura é de 1-2 semanas. Após o período de incubação cabe distinguir duas formas clínicas distintas:
- A clínica leve.
- A forma grave ou clássica.
Forma leve: início súbito de febre alta, calafrios e dor de cabeça. Pode existir, também, mialgia, náuseas, vômitos, albuminúria. Costuma durar de 1-3 dias e curar sem complicações.
Forma grave ou clássica: após um período inicial semelhante ao anterior, no qual pode haver hemorragias nasais e das gengivas, existe uma redução da febre, icterícia, insuficiência hepática, renal, hemorragias. Um sinal clínico clássico é a existência de bradicardia. Há alterações laboratoriais que traduzem a existência de falência de órgãos única ou múltipla e desidratação.
Tratamento Para Febre Amarela
Não existe tratamento eficaz para a febre amarela, por isso é muito importante à profilaxia mediante a vacinação.
Em casos graves, é indicado o tratamento sintomático e de suporte: hidratação, controle da hipotensão.
Em casos de insuficiência renal ou hepática a mortalidade é elevada.