O que é enema de bário?
O enema de bário é um procedimento radiológico utilizado para examinar a mucosa do cólon e do reto. Também conhecido como série intestinal baixa.
Bário refere-se sulfato de bário, um produto químico calcário que se vê branco nas radiografias. Enema significa todo o líquido introduzido no reto através do ânus. Depois que o sulfato de bário chega aos intestinos, são tiradas uma série de radiografias. Mediante essas radiografias, o líquido branco do bário permite que certas anomalias na mucosa intestinal se vejam escuras. Durante este procedimento, também pode ser introduzido ar dentro dos intestinos para ajudar a aumentar o contorno da parede intestinal.
O exame dura cerca de 45 minutos. É um procedimento ambulatorial. Embora as radiografias sejam indolores, o enema pode causar um leve desconforto e um pouco de gases.
Para que serve o enema de bário?
O enema de bário é utilizado para diagnosticar tumores do cólon e do reto. Também é usado para procurar pólipos (crescimentos anormais no cólon), divertículos e outros problemas. Atualmente usado com menos frequência, porque existem novos estudos como a colonoscopia virtual por CT (um tipo de enema de bário que utiliza uma tomografia computadorizada), que fornece mais informações.
Seu cólon e reto precisam estar vazios para o procedimento. O seu médico lhe dará instruções sobre o uso de laxantes e/ou enemas. Também te dirá qual dieta você deve ingerir.
Como funciona o enema de bário:
Você deve tirar a roupa e vestir uma bata de hospital. Você vai se deitar em uma cama e será inserir um tubo no reto e colocado um enema de bário. À medida que o líquido passa por seus intestinos você pode sentir algum desconforto. Enquanto mantém o líquido dentro dos seus intestinos, os radiologistas tiram uma série de raios-X. Para permitir que o líquido de bário se distribua por todos os intestinos você deve mudar de posição sobre a cama.
Ao terminar as radiografias você deve ir ao banheiro para esvaziar seus intestinos. Em seguida, serão tiradas mais radiografias, depois de introduzir ar dentro do reto. Este ar, juntamente com o bário restante que ainda está em seus intestinos, ajudará a melhorar as imagens da sua mucosa intestinal.
Um radiologista analisará os raios-x e dará os resultados para o seu médico.
Para eliminar o restante de líquido de bário que ainda permanece em seu intestino, o seu médico pedirá que você tome água ou tome um laxante. Você pode ter evacuações claras durante vários dias.
Riscos: O enema de bário é um exame radiográfico seguro. Existe o risco de que seus intestinos fiquem bloqueados se o bário não é eliminado do seu intestino.
Quando chamar um profissional:
Chame o seu médico se você tiver dor abdominal ou no reto, náuseas, vômitos ou sangue nas fezes após o estudo, ou se houverem mudanças em seus movimentos intestinais.