O alimento é considerado como o primeiro pilar no caminho da saúde.
A vida atual está nos levando a uma alimentação de uma maneira improvisada, maneira rápida e desequilibrada e, como consequência disso, vivemos em uma sociedade com graves deficiências nutricionais e alta índice de obesidade.
Neste ponto, ninguém duvida que a maneira como nós nos alimentamos determina em grande medida à nossa saúde e inclusive os nossos sentimentos.
Cada vez existe uma percentagem mais elevada de pessoas que estão descontentes com a sua forma física e que vivem em conflito entre como estão e como gostariam estar, mas, infelizmente, não está de acordo com os seus hábitos diários.
A má alimentação pode desencadear avisos em forma de sintomas que ligam o alarme em nosso corpo para que tomemos consciência das graves consequências que podemos sofrer.
Leia também: "Alimentação Saudável Para Crianças".
Doenças Causadas por uma Má Alimentação:
- Colesterol alto: deve-se à presença de níveis elevados de colesterol no sangue que podem causar problemas, especialmente a nível circulatório e cardíaco.
- Ácido úrico: deve-se ao aumento dos níveis desta substância no sangue, derivado da alta ingestão de gorduras trans e proteína animal e pode produzir doenças, como a gota, etc.
- Hipertensão: deve-se ao fato de que o sangue viaja pelas artérias a uma pressão maior do que deveria e pode causar infartos, derrames cerebrais, etc. O estresse é um dos gatilhos silenciosos desta doença.
- Anemia: deve-se a um déficit algum nutriente essencial para a saúde, como, por exemplo, o ferro, embora possa ter outras causas. É a redução de hemoglobina no sangue. A anemia causa fraqueza e distúrbios do sono, cardíacos, etc.
- Pedras nos rins: são agrupações minerais que podem estar presentes na pélvis, rins ou ureter. Os mais comuns são as pequenas pedras que se formam pelas acumulações de cálcio.
- Diabetes: dificuldade para processar os açúcares por parte do organismo. Pode ser devido ao fato de que o pâncreas não produz bem ou suficiente insulina ou porque as células do corpo não respondem à insulina que produz o pâncreas.
- Depressão: diversos estudos recentes afirmam que tomar gorduras trans e saturadas aumenta o risco de sofrer depressão e alterando o equilíbrio de neurotransmissores no cérebro.
- Gastrite: na atualidade são consumidas muitas farinhas de má qualidade, com levedura artificial, açúcares e outros ingredientes totalmente artificiais que vão danificando o nosso intestino.
Todas estas e outras doenças se relacionam diretamente com à nossa dieta.
Você já se deu conta de como seria fácil preveni-las se você conseguir se nutrir adequadamente toda vez que come? Sua comida é algo que está sob seu controle.
Toda vez que você vai comer preste atenção se esse alimento te dá ou te retira energia e como você vai se sentir depois de consumi-lo. Sua saúde vai agradecer!