A doença de Kienböck é uma necrose avascular (interrupção do fluxo sanguíneo) do osso semilunar.
O semilunar é um osso do pulso situado no carpo entre o escafoide e o piramidal. É um osso que participa para dotar de mobilidade o pulso.
Causas da Doença de Kienböck
A doença de Kienböck é uma doença rara cuja causa é desconhecida. Costuma aparecer com maior frequência na mão dominante de homens entre 20 e 45 anos.
Sintomas da Doença de Kienböck
O principal sintoma é dor e inflamação no pulso, particularmente no osso semilunar, que aparece de forma repentina. Não é devido a golpes ou traumatismos.
Se a doença progride o osso semilunar pode fragmentar e, eventualmente, afetar toda a mobilidade do pulso.
Normalmente costuma aparecer somente em uma mão e é mais comum em trabalhadores com tarefas manuais pesadas. Somente em 10% dos casos, a doença é bilateral.
Leia também: "Cinco Exercícios Para Fortalecer os Pulsos".
Diagnóstico Para Doença de Kienböck
Para seu diagnóstico é necessária uma ressonância magnética nuclear (MRI) ou uma tomografia axial computadorizada (TAC).
Confirma-se pelo aspecto esclerótico do osso semilunar (o osso se torna mais denso), que provoca alterações císticas, fratura coronal e, finalmente, colapso ósseo.
Tratamento Para Doença de Kienböck
Os principais tratamentos da doença são realizados mediante cirurgia:
- Encurtar o rádio ou alongar a ulna: consegue-se reduzir a pressão sobre o osso semilunar.
- Enxerto ósseo vascularizado: é realizado se o osso está quebrado ou fragmentado. Consiste em colocar substitutos do osso. Podem ser do próprio paciente, de doadores ou sintéticos.
- Artrodese total de punho: consiste em fixar o pulso. É o último recurso, quando a doença progrediu e a dor é muito intensa.
Para a dor podem ser utilizados anti-inflamatórios não esteroides.