Se você ou um parente próximo recebeu um diagnóstico de câncer, é provável que o médico discuta sobre a etapa ou fase ou estágio da doença. O que significa? É uma informação muito importante, pois fala sobre quão avançado o câncer se encontra. Em Saúde Dicas te explicamos o que isso significa.
O câncer não é uma doença estática. Pelo contrário, é uma doença que pode avançar com o tempo, às vezes mais rápido do que outras, mas que sem tratamento, não permanece igual.
Por Quê? O início do câncer se deve ao fato de que algumas células do corpo são alteradas e começam a se dividir e crescer descontroladamente. Dependendo da parte do corpo que isso acontece, as células cancerosas podem crescer e se juntar a outras formando tumores e os tumores podem invadir órgãos adjacentes ou inclusive os ossos. Ou as células podem se espalhar através do corpo viajando através do sangue ou pelo sistema linfático, e formar novos tumores em outros órgãos (um processo chamado metástase).
Tudo isso acontece em questão de semanas ou meses. E quanto maior é um tumor ou mais células cancerosas estão espalhadas pelo corpo fazendo metástase, mais difícil será o tratamento e mais negativo é o prognóstico do paciente. Por isso, é importante realizar os exames de detecção. Quanto mais cedo se descobre um câncer, melhores são os prognósticos do paciente.
Por isso, é muito comum ouvir as pessoas falarem sobre "quão avançado" está um câncer. E por isso mesmo é que os médicos especialistas em câncer, oncologistas, insistem em conhecer o estágio em que se encontra a doença.
A etapa ou fase de um câncer fala sobre a extensão ou gravidade da doença. Ou seja, se refere à quão grande está um tumor ou quanto se estendeu o câncer pelo corpo. E isso é um dado extremamente relevante para o oncologista, pois lhe permitirá prever como pode continuar avançando o câncer e assim definir que tipo de tratamento deve ser aplicado ao paciente, com que urgência ele precisa, e quais são as chances de recuperação.
Quais São as Etapas ou Fases do câncer?
Existem diferentes maneiras de descobrir o "estágio" de um câncer e cada câncer manifesta as fases de forma diferente. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em geral, pode-se considerar a descrição das etapas ou fases da seguinte maneira:
- Estágio 0: Carcinoma in situ, significa que o câncer se encontra ainda concentrado em seu local original e ainda não se espalhou para outros órgãos.
- Fase I, Fase II e Fase III: Quanto mais alto for o número da etapa significa que o câncer se espalhou mais, seja porque o tumor cresceu ou porque invadiu órgãos adjacentes.
- Etapa IV: Quando o câncer se espalhou fazendo metástase em outros órgãos, por exemplo, formou novos tumores em outras partes do corpo.
Isto pode lhe dar uma ideia sobre o que o oncologista está falando quando menciona a fase ou etapa do câncer. De qualquer forma lembre-se que cada câncer pode manifestar as etapas de forma diferente, então pergunte ao seu oncologista para que te explique como está desenvolvendo o câncer em seu caso particular.
Para muitos pacientes com câncer, conhecer a etapa pode ser uma notícia positiva em meio à doença. Embora o diagnóstico de câncer possa assustá-los, saber que está ainda está em uma etapa inicial abre a porta da esperança para continuar lutando contra a doença. E, independentemente da etapa, constantemente estão sendo realizadas pesquisas para encontrar tratamentos para curar todos os tipos de câncer, assim não se dê por vencido.