O Que é Abscesso Cerebral?
Acúmulo de pus causado por uma infecção bacteriana no cérebro.
Idade: afeta todas as idades.
Causas
Muitas vezes não é possível encontrar a causa primária de infecção bacteriana que provoca o abcesso do cérebro. Patógenos geralmente alcançam o cérebro por uma de três maneiras:
- Contiguidade: infecção que se espalha a partir das estruturas vizinhas, tais como osteomielite, mastoidite ou sinusite.
- Inoculação direta: infecção causada por um ferimento na cabeça.
- Via sangue: infecção que se espalha através do fornecimento de sangue de outros órgãos infectados, como os pulmões, pele e válvulas cardíacas.
Sintomas
Estes sintomas geralmente ocorrem durante várias horas. Eles se assemelham aos de um tumor cerebral ou acidente vascular cerebral: dor de cabeça, náuseas e vômitos, fraqueza, dormência ou paralisia de um lado do corpo, ritmo irregular, convulsões, febre, confusão ou delírio, dificuldade em falar.
Leia também: "Abscesso Epidural".
Fatores de Risco
As doenças que reduzem a resistência, tais como diabetes mellitus.
Infecção recente, sobretudo em torno do nariz, olhos e rosto.
Doenças das válvulas cardíacas ou prótese em si.
Prevenção
Consulte o seu médico se você tiver uma infecção especialmente em torno do nariz ou face para evitar a sua propagação.
Se você é um portador de válvulas cardíacas artificiais, ou estiver danificado, deve seguir um protocolo de proteção aos antibióticos contra problemas triviais como a manipulação dentária. Consulte o seu médico.
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico
Histórico e exame físico por um médico.
Sangue ou fluido espinhal.
Eletroencefalografia.
Imagem do cérebro por raio x da cabeça de tórax, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento se concentra na administração de antibióticos, que é inicialmente por via intravenosa (no soro) no hospital. Às vezes você precisa remover cirurgicamente o pus.
Medidas gerais: não existem requisitos especiais.
Medicação:
Seu médico pode prescrever: 4 a 6 semanas de antibióticos para combater infecções (muito importante realizar o tratamento completo), anticonvulsivantes, se necessário. Analgésicos para a dor, se necessário.
Atividade: enquanto você estiver admitido, deve permanecer na cama. Depois de uma convalescença de 2 a 3 semanas pode ser tão ativa como a sua força permitir.
Dieta: normal, equilibrada. Vitaminas e suplementos minerais não são necessários a menos que sintomas de deficiência apareçam ou não possa comer normalmente.
Informe o seu médico se tiver uma febre acima de 38°. Novos sintomas inexplicáveis podem se desenvolver. Os medicamentos usados no tratamento podem produzir efeitos colaterais.
Possíveis Complicações
Sem tratamento, convulsões, coma e morte.
Sequelas podem ser permanentes se o tratamento for tardio ou tiver uma doença grave subjacente.
Prognóstico
A combinação de antibióticos e de cirurgia para drenar o pus, a cura é muito eficaz na maioria dos casos. Sequelas em pacientes imunossuprimidos podem ser mais graves e mais frequentes.