Se existe um alimento natural e benéfico para a saúde, esse é o mel. Desde tempos imemoriais, este néctar transformado pelas abelhas é conhecido pelas inúmeras propriedades, algo que permanece ao longo do tempo. A estas é preciso acrescentar a sua característica forma, baixa umidade e extremamente ácido, o que torna intransponível para as bactérias e micro-organismos.
Benefícios do mel:
Embora se conheça muitos benefícios durante milênios tem sido usado como um remédio medicinal para muitas doenças diferentes. E é esse elixir que para a abelha traz a glicose oxidada, serve tanto para aliviar a tosse como para curar feridas, prevenir distúrbios gastrointestinais ou metabolizar o álcool. É também um adoçante natural que é absorvido pelo nosso organismo de maneira mais lenta do que o açúcar, de modo que sofremos menos picos de glicose.
Além deste teor de açúcar, o mel tem muitos outros componentes: vitaminas, minerais, traços de enzimas e antioxidantes, todos muito benéficos para a saúde.
Estes são alguns dos benefícios que o adoçante mais antigo que conhecemos pode ter sobre a nossa saúde.
1. Acalma a tosse.
2. Ajude a fazer a memória trabalhar.
3. Por sua capacidade anti-séptica ajuda a curar as feridas.
4. Fornece nutrientes.
5. Reduz os fatores de risco cardiovasculares já que o mel baixa os níveis de colesterol e triglicérides.
6. Ajuda a reduzir as alergias sazonais.
7. Metaboliza o álcool.
8. Pode retardar o crescimento de tumores.
9. Mata bactérias resistentes a antibiótico.
10. Resolve problemas do couro cabeludo e caspa.
Estes são alguns dos benefícios deste produto natural, recomenda-se que, para ter efeito, seja mel puro, cru e não processado. Para ser benéfico, este mel deve ter sido elaborado em um espaço limpo, sem que tenham sido alimentados com xaropes.
Para não matar as enzimas benéficas, não podemos aquecer o mel a mais de 40º.